Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial, Cláudio Castro celebra Carnaval sustentável

Ação do governo do estado, Liesa e Fecomércio gera emprego e renda por meio da reciclagem

O governador do Rio de Janeiro prestigiou as escolas que desfilaram no primeiro dia do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, neste domingo (19/02). Cláudio Castro desceu na pista para cumprimentar a bateria da Acadêmicos do Grande Rio, atual campeã do Carnaval carioca, e celebrou a realização de uma festa sustentável.

Por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com Fecomércio e Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), o Governo do Rio disponibilizou, nos dias de desfile na Sapucaí, 18 máquinas de reciclagem e 140 agentes trabalhando no reaproveitamento de latas de alumínio. A expectativa é que o primeiro polo de reciclagem em operação no local atinja 97,8% de aproveitamento, índice total de reciclagem no Brasil.

– O Carnaval é uma festa que mobiliza muita gente. Momento perfeito para juntar esforços em uma ação ambiental que dá solução às latinhas de alumínio consumidas na Sapucaí. Muito gratificante participarmos junto com a Fecomércio e a Liesa dessa iniciativa. A expectativa é reaproveitarmos 10 toneladas até o final da folia – avalia o governador Cláudio Castro.

Alexandre da Silva Flausino, 46 anos, é morador do Parque Paulista, em Duque de Caxias. O pintor profissional teve contato com a reciclagem e, desde então, ensina a outros o que aprendeu sobre a importância da reciclagem.

– Aqui, nós catamos nas arquibancadas e em todos os lugares da Marquês de Sapucaí. O que eu vejo é que algumas pessoas, conscientemente, já colocam as latinhas em um saco plástico; outras, a gente precisa explicar a importância que a reciclagem tem para o meio ambiente, e eles entendem e contribuem – explica o reciclador.

O governador circulou por camarotes e também recebeu a ministra da Cultura, Margareth Menezes neste terceiro dia de desfiles no Sambódromo. Além disso, o Governo do Estado manteve seu bloco de ações e serviços na rua para combater o assédio, a importunação sexual e a violência contra a mulher. Na Avenida ou fora dela, a mensagem é: “Ouviu um não? Respeite a decisão”.

Para quem atravessar este samba, a Secretaria de Estado de Polícia Civil preparou as equipes de plantão na delegacia montada no Sambódromo para o atendimento especializado à mulher vítima.

– A violência contra a mulher é um grave problema social que afeta diariamente muitas famílias, por isso, cada vez mais, estamos atuando em todo o estado, com reforço no número de policiais nas ruas, além do uso da tecnologia para garantirmos o direito de ir e vir das mulheres e de todos os foliões que curtem a maior festa popular da Terra – destaca o governador.

 A equipe do programa Empoderadas também desfilou pelo Sambódromo, distribuiu material educativo, orientou sambistas e foliões sobre a necessidade de prevenir os crimes contra a mulher e ofereceu dicas de defesa.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Protetoras sem respostas às críticas feitas à gestão municipal

Sesc Alpina recebe mais uma edição da ChocoSerra

Licenciamento de veículos: taxa de emissão do CRLV-e volta a ser cobrada

“Agroturismo”, um convite para novas descobertas em Teresópolis

GAECO/MPRJ obtém bloqueio de R$ 6 milhões do ex-prefeito do município de Carmo e de outros envolvidos em fraude na compra de respiradores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE