Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ônibus Lilás realiza atendimentos em Teresópolis

Promessa é que veículo do governo estadual retorne ao município em breve

Paola Oliveira 

Teresópolis recebeu nesta terça-feira (11) o “Ônibus Lilás”, um veículo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que percorre vários municípios levando informação, prevenção e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O bairro de São Pedro foi o escolhido para receber o veículo do governo do estado e os atendimentos à população foram realizados na Praça Expedicionários, em frente ao Tiro de Guerra, entre às 10h e 15h.  O serviço contou com uma equipe com assistente social, psicóloga e advogada, que ficaram à disposição para esclarecer as dúvidas apresentadas pelas mulheres vítimas de violência e prestaram o atendimento necessário, feito de forma privada em salas fechadas sob sigilo, mantendo a privacidade e segurança das mulheres que ali foram atendidas.
Junto com o Ônibus Lilás também esteve presente a tradicional ação social da secretaria, que facilitou o acesso à cidadania com isenção da segunda via de vários documentos, como carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento ou óbito, celebração de casamento ou união estável e averbação em certidões, além de declaração de hipossuficiência e para busca de certidões emitidas em outros estados. 
Em 2019, as ações sociais da secretaria com o Ônibus Lilás beneficiaram 18 municípios, totalizando 83 atendimentos e 161 orientações. Já neste início de ano foram beneficiadas cinco cidades: Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Porto Real, Quatis e Rio de Janeiro. Até o momento foram realizadas 818 emissões de segunda via de documentos com isenção de pagamento e 19 atendimentos de mulheres em situação de violência. O veículo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará nesta quarta-feira (12) em Petrópolis e na quinta (13) em Cordeiro e a promessa é que retorne a Teresópolis em breve. 
Nossa equipe tentou gravar com a secretaria municipal dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, presente ao evento. A ideia era destacar a importância do serviço para a pasta e para as teresopolitanas. Porém, ela não atendeu a solicitação do jornal O Diário e Diário TV.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE