Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova tarifa da passagem de ônibus começa a valer hoje

A partir desta quarta-feira viagens urbanas terão o custo de R$ 4,00 e mudanças no sistema de cobrança e bilhetagem estão programadas para julho

Anderson Duarte

Depois de dois anos seguidos sem aumento, o Executivo aprovou a correção do valor dos atuais R$ 3,80 para R$ 4,00. Foi publicado na última quinta-feira, 26, na edição on line do Diário Oficial da Prefeitura de Teresópolis, o decreto de autorização de reajuste da tarifa de transporte público urbano no município a partir de hoje (dia 2 de maio).  Recentemente a empresa responsável pelo serviço ingressou no Judiciário para conseguir realizar o reajuste que compensa as correções de índices inflacionários e os seguidos aumentos nos combustíveis e encargos trabalhistas. De acordo com o Ministério Público, o aumento é uma das ferramentas disponíveis para a readequação e equilíbrio financeiro das prestadoras de serviços, e o poder público deve promover tais correções. Compõe o relatório que pedia o reajuste, itens como a utilização de combustível, lubrificantes, pneus e outras peças, além do aumento previsto para a mão de obra, que tem dissídio coletivo anual entre outros gastos. Para o mês de julho está prevista a implantação global do sistema de integração, inclusive com a readequação de vias e linhas em atividade.
A mudança tarifária em Teresópolis também aproxima o valor da passagem aos municípios vizinhos de Nova Friburgo e de Petrópolis, que concederam nos últimos dois anos seus reajustes anuais e possuíam valores maiores que a nossa realidade. Em 2017, mais ou menos nesta mesma época, Friburgo concedeu reajuste de R$ 3,70 para R$ 3,95, atualmente o tarifário praticado. Na época, segundo o município, a aumento levou em consideração a inflação dos últimos doze meses e o equilíbrio financeiro resguardado e previsto pelo contrato de concessão. Em contrapartida ao aumento, a concessionária ficou obrigada a adquirir e incorporar à frota dez ônibus equipados com ar condicionado e GPS. A empresa também foi condicionada a manter a integração plena em 100% de suas linhas, além de promover o transporte gratuito de idosos com idade superior aos 60 anos. Também por lá, o elevado índice de gratuidades no transporte público, cerca de 38%, pesaria muito na chamada composição tarifária. Este ano, no mês passado, a concessionária FAOL pediu um reajuste da tarifa para R$ 4,20, ainda em apreciação pela gestão municipal.
Também no ano passado, e com o índice praticamente idêntico ao de Nova Friburgo, a tarifa de ônibus em Petrópolis sofreu reajuste de R$ 3,50 para R$ 3,90, com o diferencial de que na cidade Imperial, é oferecido desconto de R$ 0,10 nos pagamentos de passagem feitos com o cartão vale-transporte. Assim como Teresópolis, no ano passado Petrópolis não havia autorizado recomposição desde 2015. O reajuste tarifário é previsto por lei para garantir o equilíbrio econômico e financeiro do Sistema de Transporte Público de Petrópolis e dentro desta autorização consideram-se fatores que impactam nos custos de operação, como aumento do salário dos rodoviários, queda de 6% da demanda de passageiros pagantes, aumento do diesel, pneus e itens de rodagem e a previsão do reajuste dos rodoviários.

– Integração em implantação a partir de julho

A integração tem sido uma opção adicional ao sistema de transporte público, através do qual o usuário pode trocar de ônibus, sem pagar uma nova passagem, desde que se desloque em um sentido ou limite temporal. São assim duas modalidades mais comuns, a integração espacial e a integração temporal. Nesta última, a característica é a utilização pré-determinada de um período de tempo que habilita este processo, ou seja, em duas horas, por exemplo, aquela passagem teria valor. Ou a integração espacial que representa o deslocamento de um ponto A para um ponto B, através de um determinado conjunto de linhas. O objetivo da integração espacial é fazer com que as pessoas possam ir de uma região ou bairro para outra sem pagar duas passagens. Aqui em Teresópolis, a modalidade espacial foi a escolhida para atender aos clientes do transporte público.
Também é preciso lembrar que só pode fazer a integração quem usar o cartão da bilhetagem eletrônica, uma vez que quando o usuário pegar o primeiro ônibus e passar o cartão no validador ele vai debitar do mesmo o valor da tarifa e registrar no cartão a linha que está sendo utilizada, além do sentido e a hora exata. O usuário desce na parada onde pretende pegar o ônibus da outra linha e, ao entrar no segundo ônibus e passar o cartão no validador, aparecerá a integração, com a catraca sendo liberada sem ser debilitada uma nova passagem. A restrição no deslocamento das linhas por sentido é feita através de uma “matriz de integração”, de modo que não são todas as linhas que se integram entre si e que o usuário não poderá fazer percursos de “ida e volta” para a mesma região com a mesma passagem.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE