Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Novo pedágio: Moradores de Teresópolis gastam mais para ir na Região dos Lagos

Mageenses também reclamam do novo local do pedágio, e querem isenção

Wanderley Peres

Primeiro feriadão para o teresopolitano com as novas praças de cobrança de pedágio na principal estrada da Região dos Lagos, só de pedágio se pagou mais de R$ 100 na virada do ano, pesando no bolso os R$ 76,00 impostos pela Eco Rio Minas, ida e volta, nas praças de Guapimirim, no km 13+670 da BR-116 e no km 118+200 da BR-493, próximo a Citrolândia. Na BR-101, mais duas praças, em Bom Jardim e Casimiro de Abreu, concluem o desfalque de mais R$ 27,60 no bolso de quem prefere seguir em direção a Campos, chegando a R$ 103,60 a viagem até Rio das Ostras, só de pedágio. Para aqueles que optarem pela Via Lagos, em Rio Bonito, de melhor acesso a Cabo Frio, Búzios e São Pedro da Aldeia, sabe bem o preço salgado que terá de pagar ao passar pela pista duplicada no final dos anos 1990 e que já foi considerado o pedágio mais caro do Brasil, hoje custando R$ 28,70, nos finais de semana e feriados. Somando os dois pedágios da BR-116 (R$ 38,00), o pedágio de Itaboraí da BR-101 (R$6,90) e o pedágio da Via Lagos, R$ 28,70), ida e volta vai custar R$ 147,20.

Para evitar os R$ 38 do pedágio da Eco Rio Minas, na BR116 e na BR493, a solução é passar por Guapimirim, pegando, em Parada Modelo, a RJ 116, onde se cobra em Itaboraí pedágio de R$ 8,60, e mais os dois pedágios da Arteris Fluminense, de R$ 6,90 cada – no Km 192,5, em Casimiro de Abreu e no km 252,5, em Rio Bonito – gastando-se, ida e volta, por esse caminho, R$ 44,80 apenas, em vez dos R$ 103,60 que custa o mais conhecido caminho, viagem que aumenta em cerca de 40 quilômetros. Mais em conta ainda fica a viagem por Nova Friburgo, que só tem um pedágio de R$ 6,90 pela frente, próximo já de Rio das Ostras, menos de R$ 14,00 ida e volta. Embora seja mais curto o caminho, suas curvas fortes, subidas íngremes, e pista estreita aumentam a viagem, invariavelmente, em cerca de uma hora, em comparação à viagem pela Magé-Manilha, e meia hora pela estrada que liga Guapimirim a Itaboraí.

AS ANTIGAS PRAÇAS

As novas praças, na BR-116, substituíram a praça Engenheiro Pierre Berman, na BR-116/RJ (km 138), em Magé, e seus bloqueios em Santo Aleixo (km 119) e Santa Guilhermina (km 127), já desativadas. Para veículos de passeio, a tarifa em Guapimirim será de R$ 19,40 e na praça de Magé, R$ 18,60. Motocicletas, motonetas, bicicletas moto, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático, são isentos da tarifa de pedágio.

TERESÓPOLIS FOI ENGANADA

Representantes de Teresópolis junto à ANTT, em audiência pública virtual, no dia 28 de maio de 2021, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, vice-presidida pelo deputado Hugo Leal, o prefeito disse que a construção de um viaduto próximo à Ermitage e a implantação de uma passarela no Soberbo, além da demolição da praça de pedágio de Três Córregos, eram as suas conquistas, onde “um sistema de redução da tarifa para os usuários frequentes da rodovia” também havia sido pedido por eles. “O pédágio ficará em torno de R$ 12 e, com a frequência dos usuários poderá chegar a aproximadamente R$ 4”, garantiu.

EM MAGÉ, NÃO FOI BOM PARA TODOS

Caciques políticos de Duque de Caixas, o deputado Gutemberg Reis e prefeito Washington Reis comemoraram nas redes sociais a mudança da praça do pedágio para os limites do município. “Comemoramos hoje o fim de uma era! Após mais de 20 anos de luta, o pedágio em Magé é finalmente uma coisa do passado. A praça foi transferida para o limite do município, na divisa com Guapimirim, liberando a cidade de Magé para um futuro de crescimento e desenvolvimento sem barreiras”, agradecendo ao governador Cláudio Castro, o ex-ministro e governador de São Paulo Tarcísio e ao senador Flávio Bolsonaro. Deputado e prefeito de Magé, Arthur e Renato Cozzolino, até publicaram banner comemorando o fim da extorsiva praça de cobrança.

PRAÇA NA JUSTIÇA

Se foi bom para alguns mageenses, outros entraram em pé de guerra com o novo local de cobrança de pedágio, indo à Justiça para reverter a sua condição. A mudança na localização da praça no território trouxe transtorno e prejuízo aos moradores da Estrada do Sertão, no bairro Vila Citrolândia, em Magé, próximo a Guapimirim. Eles reclamam que, desde outubro, para se deslocar dentro do próprio município são obrigados a pagar uma tarifa de R$ 18,60 no pedágio de Jororó, na altura do Parque Dom Pedro II, operado pela EcoRioMinas, concessionária da via. O caminho de ida e volta ao centro da cidade está custando R$ 37,20.

SEM RECLAMAÇÃO EM TERESÓPOLIS

Embora seja a cidade mais cara para o visitante, que agora pagará R$ 38,80 de pedágio na ida e volta de Teresópolis, enquanto Petrópolis está custando R$ 29,00 (desde 0 hora deste sábado) e Nova Friburgo 31,20, encarecendo o transporte e desanimando o turismo, os políticos de Teresópolis não se manifestaram quanto à nova praça. Nem poderiam, porque tanto o prefeito quanto o deputado que poderiam agora questionar o alto valor, Vinícius Claussen e Hugo Leal, estes participaram das discussões e defenderam a mudança da praça, e outros políticos já haviam defendido o valor mais alto numa só praça de cobrança, quando se cogitou a construção de uma praça próximo à Além Paraíba e a reativação da praça de Três Córregos. Ao invés da concessionária cobrar pedágio barato em três praças se convencionou, convenientemente, para a empresa concessionária, onerar os motoristas num maior valor em uma única praça, onde se paga por um longo trecho de estrada que não se usa.

O PEDÁGIO CARO

Sobre os valores, a EcoRioMinas diz que “eles foram calculados pela ANTT e levaram em consideração o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo – IPCA, com vista à recomposição tarifária, mais arredondamentos”. Também segundo a concessionária, que substituiu a CRT, são isentos de cobrança em todas as praças motocicletas, motonetas, bicicletas moto, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático.

PREÇOS DA REGIÃO

Sobre o acesso aos municípios da Região Serrana a partir do Rio de Janeiro, Petrópolis é que tem melhor custo-benefício. Além de uma pista duplicada, a tarifa cobrada pela Concer é de R$ 14,50. No caso de Nova Friburgo, a tarifa da Rota-116 na rodovia que conecta Itaboraí a esse município é de R$ 8,60, além da praça da Arteris, em Manilha, que cobra R$ 6,90.

USUÁRIOS FREQUENTES

A EcoRioMinas informa ainda que os usuários que trafegam nas rodovias administradas por ela são contemplados com dois benefícios tarifários: o Desconto Básico de Tarifa (DBT) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF). Para obter as vantagens, é necessário apenas, ter instalado no veículo um TAG, chip eletrônico autoadesivo colado ao para-brisa, que permite que os veículos passem pela pista automática de cobrança de pedágio.

DBT – Esse benefício oferece 5% de desconto a todas as categorias de veículos, independentemente da quantidade de viagens realizadas. Todo e qualquer veículo com TAG sempre que passar por uma das cabines automáticas de pedágio receberá 5% de abatimento no valor da tarifa.

DUF – O DUF contempla apenas veículos de passeio (automóvel, caminhonete e furgão; automóvel e caminhonete com semirreboque; automóvel e caminhonete com reboque). Esse benefício oferece uma redução adicional e progressiva no valor da tarifa a partir da segunda passagem pela mesma praça, mesmo sentido, realizada dentro do mesmo mês. Quanto mais você utiliza a rodovia, menor fica o valor do pedágio. A partir da 31ª passagem no mês, a tarifa mínima será cobrada em todas as viagens adicionais até o final do respectivo mês. Dessa forma, o motorista que passar até 31 vezes pela mesma praça e utilizar o desconto, pagará uma tarifa média de R$ 7,39 em Magé e R$ 4,50 em Guapimirim. Para veículos comerciais ou caminhões com dois ou mais eixos, a tarifa é igual ao número de eixos, multiplicado pelo valor da tarifa básica.

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

RISCOS A SAÚDE: Inmet alerta para onda de calor no Estado do Rio

Dengue: Teresópolis chega a 1117 casos confirmados em 2024

Prefeitura não cumpre mais um prazo de reabertura do hemonúcleo

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Parque do Ingá continua esquecido pela “gestão”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE