Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“O sistema de regulação de vagas na saúde em Teresópolis precisa ser revisto”

Deputado Hugo Leal participa de discussão para mudar situação. Parlamentar fala ainda ao Diário sobre envio de verbas para o Centro de Triagem e reforma do Pedrão

Marcello Medeiros

Em visita a Teresópolis nos últimos dias, o Deputado Federal Hugo Leal (PSD) esteve com o Prefeito Leonardo Vasconcellos, participou de sessão na Câmara de Vereadores e conversou com a reportagem do Diário sobre temas que preocupam o teresopolitano e onde a ajuda parlamentar é fundamental para se buscar soluções. Um deles, a distribuição de vagas do SUS no município, que ocorre através do Sistema de Regulação Estadual (SER), que, além de demora para encontrar soluções que precisam ser breves em casos mais complexos, por vezes encaminha os pacientes do município para hospitais a muitos quilômetros de distância. “Esse é um tema recorrente, pois a transparência é algo que ainda falta. A regulação das vagas de hospitais, principalmente para cirurgias de alta complexidade, precisa de mais clareza. Muitas vezes, não entendemos os critérios de priorização para a distribuição dessas vagas, e isso acaba prejudicando os municípios. Precisamos saber como essas regras estão sendo definidas para garantir que os municípios sejam prioritários quando necessário”, pontuou o Deputado.
Ainda sobre Saúde, Hugo Leal falou da união de esforços para construção de um hospital municipal, o que ajudaria a diminuir o tempo de espera nas transferências para internações, além de outros serviços médicos. “O prefeito Leonardo Vasconcellos também me pediu para ajudar a viabilizar a construção de um hospital público municipal. É um projeto ambicioso, mas necessário. Como conversamos, é importante termos um equipamento público que possa atuar na regulação com os hospitais privados. A rede de saúde aqui é exclusivamente privada, e a criação de um hospital público vai equilibrar essa situação. Já houve um esforço de bancada, com o apoio de outros deputados e senadores, para conseguir recursos para esse hospital, e o objetivo agora é dar início a essa obra”, frisou.

Dinheiro do Centro de Triagem Animal e Pedrão
Essa não foi a primeira vez que Hugo Leal colocou em prática o apoio parlamentar ao município. Na gestão anterior, por exemplo, conseguiu recursos para construção de um novo Centro de Triagem Animal e a reforma do Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara. Porém, nenhuma delas foi devidamente utilizada pelo governo Vinicius Claussen.
Sobre o Pedrão, o Deputado informou que equipe técnica da atual gestão conseguiu resgatar a emenda parlamentar: “Esse convênio estava praticamente suspenso pela Caixa Econômica e o recurso corria o risco de ser devolvido. Contudo, foi possível recuperar esse recurso e fazer as adequações necessárias. Inicialmente, eram R$ 2 milhões, uma verba que, se usada da maneira adequada, permitiria várias outras obras. Mas agora, com a retomada, o trabalho vai começar, e podemos buscar mais recursos no ano que vem para complementar. A obra vai ser retomada”.
Em relação a criação de um espaço para receber melhor os animais abandonados ou vítimas de maus tratos, o desprezo da gestão Claussen pela causa fez com que o recurso fosse utilizado de outra maneira. “Houve um acordo com a administração anterior para destinar R$ 2 milhões para a saúde, visando desonerar o custeio da saúde e possibilitar o investimento no centro de triagem. O recurso foi utilizado, sim, na saúde, mas a destinação inicial não foi cumprida. Ficamos sem o centro de triagem, e agora vamos precisar fazer mais um esforço com a nova administração para buscar novamente essa demanda”, prometeu Leal.

Apoio e visitas a Brasília
Mesmo antes de assumir, Leonardo Vasconcellos esteve em Brasília buscando recursos para investir no município. Além disso, parcerias foram realizadas em visitas de deputados a Teresópolis, como Hugo Leal, que destaca a importância dessa aproximação. “Essas idas são importantes, primeiramente, para aproximar o nosso trabalho, já que, como deputado, estou sempre em contato com as ações que o município está realizando. Temos muitos projetos em andamento aqui e mantemos contato constante com o secretário de Planejamento e de Projetos Especiais. O objetivo é ver como podemos colaborar para melhorar as ações das emendas que já alocamos e, claro, buscar mais recursos. O prefeito Léo Vasconcelos tem se mostrado muito habilidoso. Ele já foi a Brasília pelo menos duas vezes neste período, e eu também estive aqui outras três vezes, tentando alinhar o máximo possível sobre recursos que já foram alocados e os que virão, principalmente para 2025”, frisou.

Concessão das BRs 040 e 495
Petropolitano, Hugo Leal tem acompanhado de perto a concessão da rodovia BR-040, a Rio-Juiz de Fora, que na nova administração deve contemplar também a BR-495, que liga a terra de Pedro a Teresópolis: “Em abril, teremos mais uma etapa desse processo, com a previsão de um novo leilão para a concessão da BR-040, o que deve trazer uma nova concessionária. A 495 fará parte da nova concessão, e há discussões sobre alguns trechos que poderão ser compartilhados com os municípios. Essa é uma boa notícia para todos nós”.

Lei Seca perto da maioridade
Quando exercia o mandato como Deputado Estadual, Hugo Leal foi responsável pela criação de uma das leis mais eficientes e que vem sendo atualizada a cada ano, a Lei Seca, vista como referência em legislação país à fora. “A Lei Seca vai completar 17 anos, e no próximo ano ela alcançará a maioridade. Tenho a expectativa de que, com o tempo, a conscientização sobre o tema aumente ainda mais do que o próprio marco legal. A modernização da lei também trouxe avanços na fiscalização, algo fundamental, pois não adianta ter uma boa lei sem uma boa fiscalização. No Rio de Janeiro, talvez seja um dos lugares que mais avançou nesse sentido. Os resultados são práticos, e sentimos na área da saúde a diminuição dos acidentes, com menos pessoas envolvidas e menos casos de combinação de álcool e direção”, comenta.
Ainda segundo o Deputado Federal, outra conquista dessa legislação é que “o comportamento da população também tem mudado. Muitos jovens, por exemplo, estão optando por não ter carro, evitando esse tipo de aborrecimento. A Lei Seca não é apenas uma mudança legislativa, mas uma mudança de comportamento. E isso é o mais importante: a conscientização que a sociedade tem demonstrado. Isso se reflete diretamente na redução de acidentes e na diminuição da irresponsabilidade no trânsito”.

Edição 28/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“O sistema de regulação de vagas na saúde em Teresópolis precisa ser revisto”

Blocos “Thijukana” e “Piranhas da Serra” com grande público e muita diversão

Folia na Feirarte tem matinê, bailinho infantil e blocos

Três fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Idoso violentamente agredido na rodoviária sequer conhecia o agressor

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE