Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Outubro Rosa, conscientização precoce do diagnóstico do Câncer de Mama

Teresópolis conta com diversos eventos durante o mês com ações de saúde e beleza

Neste mês, o projeto D´Portas Abertas, em parceria com empresas que abraçaram a causa organiza uma série de eventos que enfatizam a campanha de conscientização do Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar homens e mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Sim, 1% da população masculina tem a possibilidade de ser diagnosticado com a doença. O câncer pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca, em 2017, mais de 21 mil mulheres tiveram câncer de mama no Brasil. A estimativa é de que 59.700 novos casos sejam diagnosticados.

Na Galeria Teresópolis fica aberta ao público até 31 de outubro a exposição do fotógrafo Jean Yoshii intitulada “Garotas do Rosa”, trabalho que reúne dezesseis mulheres determinadas e cheias de otimismo e alegria, que comemoram diariamente suas vitórias sobre o tratamento contra o câncer. “Mulheres que já passaram pelo tratamento foram ‘convocadas’ pelo projeto, com apoio de Jean e de profissionais de beleza que contribuíram para as sessões de fotos em agosto deste ano”, explica a coordenadora Rosana de Moraes, que recebeu o diagnóstico em 2013 e hoje toca o projeto. Segundo ela, o mês inteiro está recheado de novidades para as pacientes com passeios, palestras e workshops e para o público-alvo que é formado por pessoas que necessitam ser lembradas do exame periódico de prevenção do câncer de mama, este que afeta cada dia mais, homens e mulheres.

Para conseguir honrar com as despesas, o projeto está envolvendo muitas parcerias como prestadores de serviço, imprensa, pacientes e empresas que acreditam na ação. “Cada uma conta uma história de superação da doença, de maneiras diferentes. Mas a essência de luta e empoderamento é o que há em comum nestas mulheres. Tenho orgulho de pertencer a este grupo e pretendemos compartilhar experiências de fé e força para outras pessoas”, finaliza a coordenadora. A mostra estará disponível gratuitamente no anexo da Galeria Teresópolis e segunda a sábado, em horário comercial.

 

Encontro com a autoestima

O “Encontro Rosa” começou em outubro de 2018, mas em 2017 se chamou “Baile Rosa” e este ano será ampliado através de ações voltadas para a saúde e bem estar da mulher e do idoso, já que este mês citado também diz respeito às pessoas da terceira idade. O “Encontro Rosa”, no dia 23, na Praça Olímpica Luis de Camões, a partir das 9h da manhã, terá a missão de informar sobre a prevenção do câncer de mama, mas também para o diagnóstico confirmado da doença e pretende proporcionar bem estar e entretenimento pelo mês dedicado à conscientização do Outubro Rosa em Teresópolis.

A intenção é atrair o máximo de pessoas nas tendas que serão montadas com a participação de inúmeros profissionais que se voluntariaram para oferecer ações de saúde, cultura e bem estar com oficinas de artesanato, música e beleza com maquiadores, massoterapeutas, esteticistas, cabeleireiros. Envolvendo diversas parcerias de peso na programação, aulão de ginástica e alongamento com o professor Lisado, aulão de zumba com o professor Cleyton Oliveira, alongamento com o professor Ronaldo Consenza Jr, a partir das 9h. A tenda de saúde estará com duas equipes privadas, a Chabra, Cruz Vermelha Teresópolis e Prevenf que estarão à disposição do público a partir das 10h.

Para quem quiser se inscrever para a Tenda da Beleza, os profissionais de estética, massoterapia, auricoloterapia, manicures, cabeleireiros e maquiadores estão oferecendo serviços gratuitos. A inscrição será feita na hora do evento, basta fazer uma doação que pode ser item de beleza, higiene ou ainda, lenços e perucas para pacientes oncológicas. Cabeleireiras voluntárias estarão realizando cortes gratuitos para quem quiser doar as mechas para confecção de perucas do projeto Corrente do Bem. Os espaços de beleza e clínicas estão doando o dia de trabalho para a causa, assim como as empresas O Boticário, Avon e Mary Kay animados para envolver os inscritos.

A música ao vivo estará disponível a partir das 13h30 com o violinista Thiago Cota, o saxofonista Marcelo Cardoso e a dupla Tiago e Gabi. Já a tenda das artes manuais será comandada pelos “Artesãos da Estrada Teresópolis-Friburgo” com pequenas oficinas, também farão parte da programação especial. Entre as artesãs voluntárias estão Vanessa Santana com pintura, Cláudia Muniz com cachepós, Tabata Marques com enfeites feitos de pinha, Tuany Corrêa com trabalhos em feltro e Rosana Silva com EVA.

 

Baile Rosa

No último dia do mês, 31, na Casa de Festas Brisa de Li, em Agriões, a partir das 18h, o Baile Rosa está programado para ser o encerramento das ações. Será o último evento que também será o início da temporada de conscientização da prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul. “Este ano, o baile será para encerrar o Outubro Rosa e dar início ao mês de conscientização do câncer de próstata e saúde do homem. Então será Baile Rosa e o Fio do Bigode”, explica a coordenadora. Uma grande festa que será promovida pelo projeto, em parceria com a Casa de Festas Brisa de Li, ’empresas do bem’ e grupos de dança de salão da cidade, como a Dança de Salão Lú Queiroz e outras parcerias culturais. O evento está programado para o dia 31 de outubro, a partir das 18h, entrada gratuita mediante doação de itens de beleza, lenço cabelo natural ou peruca. Número limitado de ingressos. Para participar, basta de inscrever na página do evento no Facebook: Encontro Rosa DPortas Abertas.

 

 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE