Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Outubro Rosa: HSJ reforça a importância da campanha e do autoexame

Chefe do Setor de Oncologia explica que diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama

Isla Gomes

O objetivo da campanha Outubro Rosa é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a causa, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento. A equipe da Diário esteve no Hospital São José para conversar com o chefe da oncologia sobre esse tema tão importante. “O Outubro Rosa é uma grande campanha de conscientização que tem o objetivo principal de chamar a atenção das mulheres e da sociedade como um todo, para a importância do diagnostico precoce e das medidas de prevenção ao câncer de mama, é importantíssimo manter o acompanhamento com o ginecologista e com o mastologista, sempre fazer os exames de rotina que são: mamografia, anualmente a partir dos 40 anos, o autoexame, quem não tem experiência e não sabe como fazer o autoexame basta pedir para o mastologista ou o ginecologista te orientar”, explica o médico Carlos Vidal.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. “Acima de tudo é preciso ter sempre a consciência de que os métodos de prevenção são fundamentais, pois o câncer de mama diagnosticado em uma fase inicial tem chances muito altas de cura, a prevenção é extremamente valiosa”, ressalta o Chefe do Setor de Oncologia Clínica do HSJ.

Para além do Outubro Rosa
O médico explica ainda que a campanha vale para ressaltar a importância da causa, mas é essencial ter os cuidados o ano todo. “É importante lembrar que o outubro é o mês que se dedica a aumentar a conscientização e a divulgação sobre esse assunto, mas isso deve ser feito o ano inteiro, muitas vezes as pessoas se esquecem de manter seus exames em dia, temos que aprender que a prevenção é um fator que precisa ser trabalhado ao longo de todo o ano, pois ter essa consciência pode salvar vidas”, conclui.

Como fazer o autoexame
O autoexame deve ser feito uma vez por mês, entre três e dez dias após a menstruação surgir. O ideal é fazer o autoexame em três posições diferentes: em pé, deitada e na frente do espelho. Veja como funciona: 
Em pé – Levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Usando a ponta dos dedos e não as pontas, sinta a mama fazendo movimentos circulares, de cima para baixo. Depois faça o mesmo procedimento com a outra mama.
Deitada – Deitada, coloque o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita esticada examine a mama esquerda. Repita o procedimento com a mama direita.
Na frente do espelho – Em frente ao espelho, sem roupas, observe os seios com os braços para baixo, levantados, dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando para verificar se existe alguma alteração na região da mama. Avalie o tamanho, a forma a cor, saliências, rugosidades e inchaços. 
Caso sinta alguma alteração em uma das mamas durante o autoexame, busque a orientação de um médico.

Edição 13/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis caminha para ser um dos maiores produtores de vinho do Sudeste

Há 75 anos uma teresopolitana pisava no Dedo de Deus pela primeira vez

“Cantinho das Cerejeiras” faz sucesso em Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Rio: Polícia prende 6 suspeitos de fraudar agências bancárias

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE