Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Padrão Águias recebe certificados da Agência Nacional de Águas

Projetos Nascentes da Serra e Banco de Mudas são considerados como boas práticas para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos

Marcello Medeiros

Em reconhecimento aos inúmeros trabalhos de Educação Ambiental e a constante luta pela melhor qualidade de vida da humanidade, a Organização dos Águias, fundada em Teresópolis em 1985, foi contemplada com importantes documentos outorgados pela Agência Nacional de Águas. Tendo como tema “Ideias que o mundo precisa conhecer”, a edição do Prêmio ANA 2017 reconheceu as iniciativas dos projetos “Nascentes da Serra” e “Banco de Mudas” como contribuição para o fortalecimento de boas práticas na gestão dos recursos hídricos na categoria de Organizações Civis. O Prêmio ANA visa o reconhecimento de ações e iniciativas para o desenvolvimento de uma cultura preservacionista e cuidadora dos recursos hídricos no país, além de incentivar boas práticas na gestão das águas.

O “Nascentes da Serra”, idealizado pelos Águias em 2008, vem sendo destaque na recuperação e revitalização de mananciais, reflorestamento em áreas de potenciais hídricos, além de buscar a permanente capacitação e orientação de comunidades para os cuidados e correta distribuição da água, especialmente onde existem ações degradantes pelo mau uso do solo, prática de queima de pastos e derrubada criminosa de vegetação. O “Nascentes da Serra” vem ganhando destaque da Agência Nacional de Águas desde o ano de 2010, quando recebeu troféu do Órgão pela revitalização do Manancial Boa União, em área degradada no Segundo Distrito de Teresópolis. Em 2014, o projeto tratou o fortalecimento de ações com as comunidades do entorno de Unidades de Conservação para a destinação correta dos resíduos sólidos para assegurarem à qualidade e vitalidade de corpos hídricos anônimos, tendo como destaque as nascentes do bairro da Pedreira e da represa do Triunfo zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Em 2015 e 2016 os Águias se voltaram mais uma vez para o segundo distrito, na localidade de Fazenda Suíça, desdobrando importantes trabalhos de reestruturação das nascentes altas, orientando a comunidade para as importantes ações de cuidados e a correta distribuição e controle do uso da água para não faltar.

Produção de mudas

Outro grande empreendimento de atitude sustentável é o “Banco de Mudas”, que tem como proposta atuar no reflorestamento de áreas degradadas, consolidando a preparação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e outras formas de vegetação a partir de seleção de sementes cuidadosamente germinadas. A iniciativa busca a alternativa sustentável na gestão do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de plástico de polipropileno e na oportunidade para pessoas, grupos e comunidades plantarem árvores como atitudes sustentáveis. O projeto já produziu cerca de 50 mil mudas de árvores para reflorestamento em áreas de mananciais, áreas degradadas destruídas por incêndios florestais, processos erosivos e áreas que necessitem de recomposição florestal. 

O “Banco de Mudas” vem despertando grande interesse de escolas de educação básica, profissionais acadêmicos, centros de pesquisas e universidades, tendo sido recentemente apresentado na Universidade Estácio de Sá, gerando termo de parceria de interesse científico e no Centro Universitário Serra dos Órgãos para as oportunidades de estágio curricular do curso de Ciências Biológicas. O Mestre dos Águias, Cleiton Pimentel, declara a sua alegria em receber tão importante reconhecimento e ressalta o empenho da sua equipe para fazer acontecer os resultados positivos e tão importantes para a sociedade humana.

Organização de central de donativos em Minas Gerais

A Organização dos Águias iniciou o ano de 2018 com intenso e importante trabalho em prol da vida. Pela segunda vez, a equipe especializada de intervenção em calamidades e situações de emergências da 1ª Brigada Verde (Teresópolis) e 2ª Brigada Verde (Nova Friburgo) se deslocou até o município de Rio Casca, zona da Mata do Estado de Minas Gerais para prestar apoio estrutural, controle de ordem e montagem de central de armazenagem de alimentos e materiais. Em dezembro do ano passado, o município mineiro foi duramente afetado em consequências de forte cabeça d’água, causando destruição de estruturas públicas, casas, estradas e pertences pessoais, além de deixar muitas pessoas desalojadas e desabrigadas.

 Conhecedores da capacidade operacional e profissionalismo da instituição, autoridades públicas locais solicitaram mais uma vez a ajuda das equipes do Padrão Águias para o controle de ordem no enfrentamento da crise, especialmente no controle e organização dos donativos, além das orientações de estocagem, armazenagem e fluxo de distribuição.
Sob o Comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, no período de 05 a 07 de janeiro, as equipes travaram intenso trabalho para organizarem quase 500 toneladas de alimentos (sendo 3000 cestas básicas) e materiais de higiene, limpeza e móveis. A Central de Armazenagem de Alimentos e Materiais foi instalada num ginásio municipal, recém-inaugurado situado na parte alta da cidade. Os materiais armazenados serão destinados à população atingida pela catástrofe e à população vulnerável, indiretamente atingida. Após um mês da trágica inundação, os rio-casquenses ainda trabalham muito para o restabelecimento da vida normal e na permanente luta para a reconstrução da cidade.

A Secretária de Assistência Social Josiane Avelar enalteceu a importância do trabalho do Padrão Águias para a reestruturação da ordem na cidade, especialmente no controle e na organização metódica dos donativos. Josiane agradeceu e elogiou a Instituição pela filosofia de amor pela humanidade e na qualidade dos trabalhos. O Coordenador de Defesa Civil, Amon Gurgel destacou o engajamento e o exemplo deixado pelos Águias, principalmente na forma de se conduzir um trabalho organizado para o bem comum.

 

 

 


A Secretária de Assistência Social de Rio Casca, Josiane Avelar, enalteceu a importância do trabalho do Padrão Águias para a reestruturação da ordem no município

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende homicida que tentou explodir a casa da ex-companheira em Teresópolis

POLÍCIA APURA HISTÓRICO DE PARTICIPAÇÃO EM ‘RACHAS’: Delegado fala sobre a investigação do crime

Problemas no atendimento da Enel em Teresópolis são discutidos na Câmara

Teresópolis promove primeiro encontro do Trade Turístico no município

PARNASO será palco do 1º Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE