Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Estadual dos Três Picos registra mais uma geada

Inverno ainda nem começou, mas Região Serrana tem registrado temperaturas baixíssimas

O Inverno só tem início no próximo dia 21, mas o Outono já tem mostrado que poderemos ter realmente uma estação muito gelada – mais do que tem sido registrado em anos anteriores, mesmo no período que esse clima é típico. Na madrugada desta sexta-feira (14), o Parque Estadual dos Três Picos registrou mais uma geada. O fenômeno ocorreu no núcleo de montanha da unidade de conservação ambiental, no local conhecido como “Vale dos Deuses”, e foi divulgado nas redes sociais pelo coordenador dessa área do PETP, Rominique Schmidt. No vídeo, ele mostra mais uma vez a uma grande área onde a vegetação mudou de cor, agora “branquinha” pelo congelamento.
E essa foi a segunda geada da temporada, no mesmo local. A primeira ocorreu no dia 31 de maio, quando o Guarda-Parque Rodrigo Freitas divulgou imagens de como ficou o famoso Vale dos Deuses, onde o termômetro marcou a temperatura batendo no zero. “As bonitas imagens mostram os campos branquinhos, em um cenário bem diferente do habitual”, divulgou, à época. O Vale dos Deus fica na divisa entre Teresópolis e Nova Friburgo, e, pela terra de Teresa, pode ser acessado através de caminhada pelo Vale dos Frades. Fica por lá o Núcleo de Montanha do PETP e o acesso de montanhas como a Cabeça de Dragão e Caixa de Fósforos.

Essa foi a segunda geada da temporada, no mesmo local. A primeira ocorreu no dia 31 de maio, quando os campos ficaram “branquinhos” pela primeira vez. Foto: Divulgação PETP

As geadas
Fenômeno natural caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre a superfície, a geada está atrelada às condições atmosféricas de frio intenso e forma uma fina camada de gelo sobre as superfícies terrestres. Geralmente, ocorre o congelamento das camadas de orvalho, expostas nas superfícies de folhas, terrenos e outros elementos. É preciso estar próximo ou abaixo de zero grau. Outra curiosidade é que há dois tipos, a “Branca”, marcada pela presença de cristais de gelo de coloração tipicamente branca nas superfícies expostas, podendo causar prejuízo superficiais nas lavouras, e a “Negra”, mais intensa, que causa danos à estruturas vegetais e deixam as plantas com aspecto de queimado.

Bom para o turismo
Apesar do risco de prejuízo para os produtores rurais, quanto mais frio, melhor para o turismo local. Afinal, se trata de uma condição climática comum nas regiões de serra e que atrai quem não está acostumado com o “geladinho” das manhãs ou fenômenos como as geadas. Recentemente, a Associação de Hotéis do Estado (ABIH-RJ) destacou a importância do frio para a alta temporada de visitação. A menor temperatura já registrada em Teresópolis ocorreu em 10 de junho de 1933, quando os termômetros na área urbana marcaram -1,4ºC.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE