Os termômetros têm marcado temperaturas dignas de inverno – depois de vários anos seguidos com a estação mais parecendo o verão – na região serrana do Rio de Janeiro. Em Teresópolis, mesmo na zona urbana o frio tem sido intenso nos últimos dias. No local conhecido como ‘Vale dos Deuses’, área do Parque Estadual dos Três Picos, nesta quarta-feira (09) foi registrada mais uma geada. A unidade de conservação ambiental divulgou nas suas redes sociais a beleza do gramado da área de camping ‘branquinho’, tomado pela fina camada de gelo.
O Vale dos Deus fica na divisa entre Teresópolis e Nova Friburgo, e, pela terra de Teresa, pode ser acessado através de caminhada pelo Vale dos Frades. Fica por lá o Núcleo de Montanha do PETP e o acesso de montanhas como a Cabeça de Dragão e Caixa de Fósforos.
Fenômeno natural caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre a superfície, a geada está atrelada às condições atmosféricas de frio intenso e forma uma fina camada de gelo sobre as superfícies terrestres. Geralmente, ocorre o congelamento das camadas de orvalho, expostas nas superfícies de folhas, terrenos e outros elementos. É preciso estar próximo ou abaixo de zero grau. Outra curiosidade é que há dois tipos, a “Branca”, marcada pela presença de cristais de gelo de coloração tipicamente branca nas superfícies expostas, podendo causar prejuízo superficiais nas lavouras, e a “Negra”, mais intensa, que causa danos à estruturas vegetais e deixam as plantas com aspecto de queimado.
Bom para o turismo
Apesar do risco de prejuízo para os produtores rurais, quanto mais frio, melhor para o turismo local. Afinal, se trata de uma condição climática comum nas regiões de serra e que atrai quem não está acostumado com o “geladinho” das manhãs ou fenômenos como as geadas.