Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Municipal com grande programação no fim de semana

Unidade de conservação terá corrida, observação de aves, trilha guiada e feirinha orgânica

Anote na sua agenda uma excelente oportunidade para conhecer um cantinho de Teresópolis com sua família: neste fim de semana, a secretaria municipal de Meio Ambiente promove a “Abertura da Temporada de Esportes de Aventura” na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, no Segundo Distrito. O evento faz parte da “3ª ATM – Abertura da Temporada de Montanhismo” e terá programação que vai muito além das atividades relacionadas ao tema – que aliás tem tudo a ver com o nosso belo município.
No sábado (15), as atividades começam às 7h30 e seguem até 14h, com inauguração da trilha para o campo-escola Chiquinho Leal, na Pedra de Santa Rita. Apreciadores de aves poderão participar do 11º “Vem Passarinhar”, observando e fotografando algumas das mais de 350 espécies catalogadas na unidade de conservação, atividade que terá transporte gratuito saindo e retornando para a prefeitura (Veja como se inscrever no Instagram @pnm.montanhasdeteresopolis).

“A gente separou os dois para esse bonito evento. Um dos destaques do sábado será a abertura oficial da nova área que foi inserida nos limites do parque, onde fica a Pedra de Santa Rita”, conta Ricardo Mello, Biólogo e Subchefe do PNMMT

“A gente separou os dois para esse bonito evento. Um dos destaques do sábado será a abertura oficial da nova área que foi inserida nos limites do parque, onde fica a Pedra de Santa Rita. Já funcionava lá um campo escola de escalada, tendo como homenageado Chiquinho Leal, criado pelo Centro Excursionista Teresopolitano (CET) e agora estamos revitalizando o acesso e criando uma identificação visual para que os escaladores possam melhor utilizar essa parede onde há diversas vias”, pontua o Biólogo Ricardo Mello, Subchefe do PNMMT.
Trilha guiada para a Pedra Alpina, atividades do projeto de educação ambiental Aurita Educa – de proteção do Sagui-da-serra-escuro, primata endêmico da Mata Atlântica ameaçado de extinção, e também o projeto de educação ambiental itinerante “Ecomóvel” completam a programação. Nos dois dias os visitantes também poderão conferir a Feira de Orgânicos e Artesanato, com artigos dos produtores rurais e artesãos da região.

Corrida e educação ambiental
No domingo (16), às 8h será dada a largada da “1ª Corrida com o Aurita”, com atletas previamente inscritos percorrendo distâncias de 4,5km e 8km pelas estradas do bairro Santa Rita, no Segundo Distrito. Às 10h, a atração será o projeto “Asas da Vida”, com atividades de inclusão e acessibilidade em trilhas. “Essa corrida terá como foco comemorar um ano da Lei do Aurita, da vereadora Erika Marra, que vem justamente para trazer o pertencimento dessa espécie ameaçada, que já esteve entre as 25 mais ameaçadas do mundo. Queremos trazer esse primata para o nosso diálogo do dia a dia, mostrar a importância da espécie, o privilégio de ter ela em nossa cidade, no nosso parque, e que temos que olhar com cuidado para ela se perpetuar por aqui. A ideia da corrida foi trazê-lo como mascote, que não só corredores, mas todas as pessoas saibam que temos ele aqui. Serão duas provas, uma dando a volta na sede do parque e em outra na área plana, para os iniciantes. Foram 150 vagas, já preenchidas, mas a ideia é que, com o sucesso, possamos realizar outras corridas ao longo do ano”, enfatiza Ricardo.

Nos dois dias os visitantes também poderão conferir a Feira de Orgânicos e Artesanato, com artigos dos produtores rurais e artesãos da região. Foto: Marcello Medeiros

Outros atrativos
Em Santa Rita há trilhas que podem ser percorridas por todos os públicos. A do Tangará tem início próximo a sede do PNMMT, no lado esquerdo. Após atravessar uma pequena floresta de pinheiros, com o caminho forrado pelas folhas adaptadas dessa espécie, que mais parecem agulhas, além de muitas pinhas, o caminhante passa por um trecho um pouco mais íngreme para se deparar com a grande atração, a ponte pênsil com 22 metros de extensão. Em seguida, a Tangará se liga a trilha do Jacu, outro caminho bem curto e recomendado para todas as idades. Nesse espaço existe ainda uma opção para os que buscam distância e altimetria maior, a Trilha da Pedra Alpina, com cerca de quatro quilômetros e que permite chegar ao cume dessa montanha, a 1.280 metros de altitude. Também há locais para piquenique e um labirinto para o público infantil. Para chegar até o local, existem dois acessos. O principal, e mais fácil, é via BR-116. A referência é a localidade de Holliday, pouco depois do Fischer e antes do posto da PRF em Três Córregos. Saindo da rodovia federal, há placas indicando o caminho até Santa Rita, atualmente totalmente asfaltado.

Um dos destaques será a abertura oficial da nova área que foi inserida nos limites do parque, onde fica a Pedra de Santa Rita. Funciona lá um campo escola de escalada, tendo como homenageado Chiquinho Leal, criado pelo CET. Foto: Reprodução

Tartaruga
Outra dica é que a sede Pedra da Tartaruga do Parque Municipal, na área urbana, estará aberta durante todo o fim de semana, onde os visitantes poderão fazer trilhas, camping e rapel, das 9h às 16h.


Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE