Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional anuncia processo seletivo da Brigada de Incêndio

Vagas para brigadistas e chefes de esquadrão nas sedes Teresópolis e Petrópolis da unidade de conservação ambiental

O Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai abrir as inscrições para o processo seletivo de contratação da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em 2023. Serão oferecidas vagas para os cargos de brigadista e chefe de esquadrão nas sedes Teresópolis e Petrópolis da unidade de conservação ambiental. Alguns requisitos mínimos deverão ser atendidos, tais como: – Ter mais de 18 anos; – Não exercer cargo/função/emprego público ou privado (veto válido inclusive para servidores afastados por licença sem vencimentos); – Ensino fundamental incompleto. Ambos os sexos podem se candidatar.
Os inscritos serão submetidos a Teste de Aptidão Física (TAF) que consiste em uma caminhada de 2.400 metros no tempo limite de 30 minutos, carregando uma bomba costal rígida com 20 litros d’água (de caráter eliminatório). Os aprovados no TAF passarão para uma próxima etapa, que será um Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), onde o candidato deverá realizar uma capina de 15m² utilizando uma enxada, ou seja, será demarcada uma área de 3 x 5 metros onde o candidato deverá concluir a limpeza da área no tempo máximo de 20 minutos para homens e 25 minutos para mulheres (Caráter eliminatório e classificatório). A inscrição deve ser feita realizada presencialmente na Sede de Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Avenida Rotariana, s/nº – Soberbo; e na Sede da APA Petrópolis, na Estrada União e Indústria, 9722 – Itaipava, no período de 08 a 12 de maio de 2023, nos horários das 09h às 17h.

Para se inscrever o candidato deverá apresentar os seguintes documentos, anexados à ficha de inscrição: – Documento pessoal, com foto e comprovação de inscrição de CPF e Registro Geral (Carteira de Identidade) – documento original e cópia; – CNH (categorias B, C, D ou E) – Apenas para a vaga de Chefe de Esquadrão; – Atestado Médico, comprovando que o candidato se encontra “APTO a participar do processo seletivo e realizar as atividades físicas”, emitido nos últimos 30 dias – documento original e cópia; – Tipagem Sanguínea e Fator RH – documento original e cópia; – Comprovante de Residência (Conta de água, luz, telefone, etc) ou declaração de residência assinada pelo candidato – documento original e cópia; – Comprovante de Escolaridade – cópia – ou declaração do próprio candidato de que sabe ler e escrever; – Certidão de antecedentes criminais da Polícia Civil local (https://atestadodic.detran.rj.gov.br/); e da Polícia Federal (https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais); e Certidões criminais das Justiças, Estadual e Federal.

Formação
Os candidatos aprovados nos testes passarão para a fase do curso de formação de Brigadas com tempo de 40 horas-aulas que ocorrerá na semana entre os dias 12 a 16 de junho de 2023. Durante o curso os candidatos serão treinados e avaliados para exercerem a função de Brigadista de prevenção e combate aos incêndios florestais, no qual serão classificados em ordem decrescente de pontuação, maior para o menor. Os alunos com melhor desempenho serão selecionados e convocados para firmarem contrato temporário com instituto pelo prazo de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Cronograma
08 a 12 de maio: Período de inscrições. (Presencial, sede da APA em Itaipava e sede do Parque em Teresópolis)
15 de maio: Publicação da homologação das inscrições e convocação para os Testes Físicos – TAF e THUFA.
01 a 04 de junho: Aplicação dos testes físicos – TAF e THUFA
05 de junho: Divulgação do resultado preliminar dos Testes.
09 de junho: Divulgação do resultado FINAL dos Testes.
12 a 16 de junho: Curso de formação de Brigadas.
16 de junho: Resultado preliminar do curso.
22 de junho: Resultado final do processo seletivo e convocação dos selecionados para contratação.
Dúvidas: ngiserrafluminense@icmbio.gov.br

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE