Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional reaberto para visitação em Teresópolis

ICMBio entra em acordo com empresa de vigilância terceirizada

Após um dia de portas fechadas em suas três sedes – Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim – o Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi reaberto para visitação nesta sexta-feira (27). O motivo para a suspensão temporária no atendimento aos visitantes aconteceu devido ao longo atraso no pagamento de salários e benefícios da equipe de vigilância, contratada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Conservação através de empresa terceirizada. Ao que tudo indica, as pendências foram resolvidas após a manifestação dos funcionários. Nesta quinta-feira, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV tentou um posicionamento oficial sobre o a suspensão do atendimento. Porém, ICMBio, Parnaso e a Max Segurança Máxima não responderam as solicitações de esclarecimento. Também não foi divulgada nenhuma nota nos respectivos sites e páginas oficiais das instituições em redes sociais. A boa notícia é que teresopolitanos e turistas podem aproveitar as trilhas e cachoeiras protegidas pela importante unidade de conservação ambiental.
No dia 30 de novembro o PARNASO completou 80 anos de existência, muitas histórias e bons exemplos de cuidados com a natureza, sem esquecer as famosas belezas cênicas e naturais. Criado em 1939, o Serra dos Órgãos é a terceira mais antiga e uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do país por conta do volume e quantidade de pesquisas realizadas, da rica fauna e flora que protege e ambientes únicos cobiçados por visitantes do mundo inteiro. É subordinado ao ICMBio e considerado um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros, além de possuir fantásticas cachoeiras.

As três sedes
A entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na área urbana de Teresópolis, na Avenida Rotariana, com acesso bem sinalizado. A entrada do parque fica ao lado da ponte sobre o Rio Paquequer, na entrada da cidade, próximo ao Mirante do Soberbo e ao Pórtico do Soberbo. A portaria da sede Petrópolis fica no bairro do Bonfim, em Corrêas. No próximo ano, esse município vai ganhar uma sede e melhor estrutura, na mesma onde hoje existe apenas uma guarita para controle do acesso. A sede Guapimirim está localizada no início da subida da estrada Rio-Teresópolis, no quilômetro 98,5. Todos os locais funcionam diariamente das 8h às 17h, sendo permitido o ingresso entre 6h e 8h e 17h e 22h mediante compra antecipada de ingressos. As tarifas variam de acordo com o atrativo e o tipo de visitante, havendo descontos para moradores do entorno da unidade de conservação e membros de clubes excursionistas.

Os atrativos
Cada sede tem um atrativo diferenciado. A mais conhecida e visitada é a de Teresópolis. Na parte baixa existem áreas para piqueniques, camping, muitas cachoeiras, a piscina natural – bastante requisitada no Verão – e trilhas mais curtas, ideias para começar no montanhismo. Entre elas estão a Mozart Catão, Cartão Postal e 360, que garantem excelente vistas para as montanhas mais bonitas da Serra dos Órgãos e até para outro parque, o Três Picos. Já a Trilha Suspensa ladeia a Estrada da Barragem e pode ser acessada inclusive por cadeirantes. O Centro de Visitantes com cafeteria e loja com camisetas bordadas, livros, suprimentos para passeios no parque e outras lembranças.
A sede Guapimirim é conhecida, principalmente, pelas suas bonitas cachoeiras e poços, como o Dois Irmãos, Capela e o Verde. Também é destaque o Centro de Visitantes von Martius, instalado em casarão do século XIX, restaurado para a preservação de suas características originais. O casarão pertenceu à antiga Fazenda Barreira do Soberbo, sendo seu proprietário durante o Império o médico Henrique José Dias, que se dedicou ao plantio das quineiras (Cinchona calissaia). Funciona ali a exposição permanente com fotos e informações sobre o parque, uma maquete de toda área do Parnaso, além de interessante coleção de exemplares das obras do botânico Von Martius, material especializado sobre meio ambiente, videoteca e um auditório para realização de cursos, palestras e seminários, equipado com TV e vídeo e com capacidade para 40 pessoas.
Em Petrópolis, por enquanto, o principal atrativo é o acesso principal da famosa Travessia ligando as duas principais sedes do parque. Porém, há também boas opções para se refrescar no período mais quente do ano. São eles o Poço Paraíso, a apenas 15 minutos de caminhada da portaria do Bonfim, e a Cachoeira Véu da Noiva. Localizada depois da Gruta Presidente, tem 32 metros de altura, ideal para prática de esportes radicais. Uma das preferidas de Dom Pedro, a queda d'água tem 35 metros de altura. Para chegar lá, há uma trilha leve, com pedras. Para saber mais sobre os atrativos e os trabalhos científicos realizados no Parnaso, acesse www.icmbio.gov.br/parnaso

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 14/05/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Câmara aprova representação contra o prefeito de Teresópolis

Cedae vai paralisar o sistema principal nesta terça-feira em Teresópolis