Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional recebeu mais de sete mil visitantes no fim de semana

Calorão fez teresopolitanos e turistas lotarem a sede local da unidade de conservação ambiental

Marcello Medeiros

Quem passou pela Avenida Rotariana no último fim de semana, durante praticamente todo o dia, teve que reduzir a velocidade e tomar muito cuidado nas proximidades da portaria da sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O forte calor fez com que a unidade de conservação fosse o principal destino de teresopolitanos e turistas interessados na piscina natural e poços formados pela gélida água dos rios Paquequer e Beija-Flor. Nesta terça-feira (21), O Diário teve acesso aos números oficiais em relação à visitação do fim de semana: 7027 pessoas acessaram o PARNASO. No sábado (18), foi registrada a entrada de 3310 pessoas. No domingo, outras 3.717 tiveram permissão para ingressar na Estrada da Barragem e se refrescar no local.

Piscina Slooper e quedas do Paquequer, do lado de fora do PARNASO, também foram muito procurados no fim de semana. Foto: AsComPMT

E esse número só não foi maior porque há um limite permitido. Foi necessário acionar Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar para ajudar no controle da portaria, principalmente no domingo. Muita gente ficou um bom período na fila e não conseguiu ingressar no PARNASO, “se contentando” com a Piscina Slooper e a queda d´água, ao lado da entrada do Parque, na Avenida Rotariana. Não foi contabilizado o número de pessoas que ficou nesses atrativos, fora da sede, mas em ambos os dias também foi registrado um número impressionante de pessoas. Nas redes sociais circularam vídeos mostrando que mal havia como andar na lateral da piscina Slooper.

Sem cobrança
Atualmente, em consequência da gestão Bolsonaro, que deixou findar a concessão da empresa que administrava o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e ainda atrapalhou a realização da contratação seguinte, não há cobrança de ingresso no PARNASO. Além de Teresópolis, o Serra dos Órgãos tem sedes em Guapimirim – onde as opções de banho de rio são muitas e espetaculares, como o Poço Verde, e em Petrópolis.

Atrativos
Em Teresópolis, nesse período de Verão o atrativo principal é a piscina natural, formada pela gélida água que nasce no alto da Serra dos Órgãos. Além dela, há poços ao longo do Paquequer e uma possibilidade de refresco no final da Estrada da Barragem, em uma pequena cachoeira formada pelo Rio Beija-Flor abaixo de um antigo ponto de captação de água. Outras opções são as trilhas curtas, como a Mozart Catão e a Cartão Postal, que podem ser rapidamente percorridas nas primeiras horas do dia e antes do horário mais quente do dia. O PARNASO funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Saiba mais sobre os atrativos e sedes no site www.icmbio.gov.br/parnaso

Edição 22/01/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura e Ministério Público discutem situação do lixão do Fischer

Ladrões de fios deixam localidades no interior às escuras

Parque Nacional recebeu mais de sete mil visitantes no fim de semana

Prefeitura de Teresópolis implantará programa de sustentabilidade

Ônibus: 26 mil pessoas utilizaram transporte gratuito no domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE