Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Penas mais duras para quem comete maus-tratos a animal doméstico

Texto aprovado pela Câmara dos Deputados prevê reclusão de dois a cinco anos e multa

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (17) o projeto de lei que aumenta a pena para autores de maus-tratos a cães e gatos domésticos. A matéria segue para o Senado. O texto aprovado prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda de animal, mas apenas para maus-tratos a cães e gatos. A punição pode chegar a seis anos em caso de morte do animal. Para os animais silvestres, exóticos ou nativos, a pena continua a mesma. Hoje, a Lei de Crimes Ambientais determina detenção de três meses a um ano e multa para casos de violência contra animais.
Parlamentares endureceram a previsão de pena ao adotar o regime de reclusão, que prevê o início do cumprimento da pena em regime fechado, quando o réu é reincidente. Já no regime de detenção, a pena pode ser cumprida em regime semiaberto ou aberto e também há possibilidade de conversão da pena em doação de cestas básicas.
A matéria foi aprovada em comissão especial. Para o relator no colegiado, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), a reclusão é mais indicada para os crimes contra cães e gatos, porque pode ser imediatamente cumprida em regime fechado. Ele lembrou que cães e gatos são os animais mais adotados como estimação no país. “[O endurecimento da lei servirá] para evitarmos que aquele que pratica maus-tratos a animais possa sair na mesma hora ou no mesmo dia da delegacia. Uma lei que faça com que o cidadão tenha medo de maltratar o animal e possa produzir exemplos para pessoas que estejam mal-intencionadas: se fizer aquilo, vai para o presídio”, argumentou o deputado.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Festa do Produtor Rural em Teresópolis até domingo no Parque de Exposições

Oito traficantes são presos em operação contra facção na Região Serrana

Confraternização em escola gera polêmica após divulgação de vídeo nas redes sociais

Rebeca Andrade participa de painel sobre Esporte e Educação no SDGs in Brazil 2025

Pedal e acolhimento marcam o “Café Bike Feminino” em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE