Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pessoas atendidas pelo Sopão recebem cuidados de saúde

Consultório na Rua garante exames, vacinas e encaminhamento para tratamento

 

Levar atendimento de saúde à população em situação de rua é o objetivo do ‘Consultório na Rua’. Lançado nesta quarta-feira (17), pela Secretaria de Saúde de Teresópolis, o projeto levou os primeiros serviços ao público atendido no abrigo da Associação Beneficente Sopão, no Bom Retiro. Atualmente, o Sopão atende cerca de 80 a 100 pessoas diariamente, no almoço e jantar. “O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Levaremos atendimento integral à saúde a pessoas em vulnerabilidade social, como as que estão em situação de rua e aquelas com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. Caso seja detectada alguma doença, o paciente será encaminhado para uma unidade de referência de acordo com a patologia, e terão acompanhamento”, explicou o secretário de Saúde, Henrique Vasconcellos.
Aplicação das vacinas tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), DT (contra tétano e difteria) e Hepatite B, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis e de HIV, medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, distribuição de kits com escova e pasta de dente e de preservativos foram alguns dos cuidados oferecidos por uma equipe multidisciplinar. Enfrentando a situação de rua pela primeira, o padeiro desempregado Roberto, de 38 anos, foi um dos atendidos. “É muito bom ter esse acolhimento, é o que está me fortalecendo nesse momento difícil da minha vida”, relatou ele, que foi encaminhado ao abrigo pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

O projeto
O “Consultório na Rua” cumpre a Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A equipe multidisciplinar é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo e fica baseada na Unidade de Saúde da Família do Rosário. “O trabalho será realizado uma vez por semana, de forma itinerante, para localizar pessoas em situação de rua em praças e vias públicas e captá-las para atendimento. Esse público será cadastrado e terá ficha com diagnóstico de saúde”, adiantou o coordenador do projeto, Lino Felippe.

Integração social
A Secretaria de Desenvolvimento Social atende a população em situação de rua através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde a equipe mantém ações contínuas. Como não existe abrigo público no município, essas pessoas são encaminhadas ao abrigo da Associação Beneficente Sopão, após triagem feita pelo CREAS. Através do Grupo Reintegra, é feito trabalho de ressocialização para recuperação dos vínculos familiares. Também são realizados encaminhamentos para tratamento de saúde e para o SINE, para retirada de segunda via de documentação e auxílio para inserção no mercado de trabalho. Outros postos de atendimentos sãos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto, Barroso, Fischer, Meudon e São Pedro.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE