O duro e diário combate ao tráfico de entorpecentes em Teresópolis teve mais um resultado expressamente positivo para equipes 30º Batalhão de Polícia Militar: Trabalho de levantamento de informações e monitoramento de suspeitos terminou com a apreensão de cinco mil e quinhentos pinos de cocaína, além de 26 frascos de lança de perfume, em uma área de mata no Perpétuo, uma das localidades que compõem o populoso Bairro de São Pedro. O material, avaliado em mais de R$ 100 mil, estava enterrado e foi encontrado por equipes dos setores PATAMO (Patrulhamento Tático e Móvel), DPO São Pedro e Polícia Reservada (P2). Nessa operação, ninguém foi preso. Porém, em dezenas de incursões realizadas anteriormente naquela comunidade, acusados de tráfico foram autuados em flagrante. O material foi recolhido e apresentado na 110ª Delegacia de Polícia, onde ficou apreendido.
O bairro do Perpétuo faz parte de uma espécie de complexo, que envolve ainda Pimentel e Rosário, onde o tráfico de entorpecentes tem sido uma realidade – mesmo com o forte trabalho realizado pelo 30º BPM. Facções criminosas de favelas do Rio e Janeiro vêm tentando manter conexões com os moradores locais, “sociedade” que geralmente não vai muito longe graças às ações da Polícia Militar de Teresópolis. Além desses bairros, existe a preocupação com o tráfico na Fonte Santa, Quinta-Lebrão, Vale da Revolta, Meudon e Coréia. Ainda na região de São Pedro, o monitoramento tem sido frequente no local conhecido como Morro do Tiro. Recentemente, a PM conseguiu evitar um anunciado confronto pelo ponto de venda de drogas nessa comunidade.
Para continuar realizando esse e outros trabalhos de combate ao crime, o 30º BPM precisa do apoio da população. Apesar de um efetivo atuante, é impossível estar em todos os locais ao mesmo tempo. Dessa forma, denúncias anônimas podem ser passadas para os telefones 190, 2742-7755 e 99817-7508.