Policiais Militares do Serviço Reservado do 30º Batalhão tomaram conhecimento de que um homem havia cometido furto em uma padaria no Centro na madrugada da última terça-feira, 17, e iniciaram as investigações. Os agentes verificaram que foram furtados do estabelecimento comercial um notebook, um aparelho celular e R$ 70,00 em espécie. Nas imagens das câmeras de segurança da padaria foi possível identificar o autor, um jovem com várias anotações criminais por furto e outros crimes já conhecido pela polícia. A equipe realizou buscas e conseguiu encontrar o acusado na Fazenda Ermitage. Ao avistar a guarnição, ele ainda tentou fugir entrando em uma área de mata, porém como a PM havia feito um cerco não foi difícil frustrar sua fuga.
Em entrevista ao jornal o Diário e Diário TV nesta quarta-feira, 18, o Comandante do 30º BPM, Tenente Coronel Alex Soliva, falou sobre a ação que resultou na prisão deste rapaz. “Ocorreram alguns casos especificamente no Centro da cidade e a partir do momento que nós tomamos conhecimento desses fatos a nossa agência de inteligência começou a desenvolver ações com a intenção de identificar o autor, conseguiram ontem, 17, identifica-lo e realizar a prisão”, indicou Coronel Soliva.
Ainda segundo ele, o rapaz de 23 anos confessou aos policiais a autoria do furto e informou ainda que teria drogas, que essas seriam vendidas e que estavam guardadas no interior do apartamento onde reside com a mãe. Coronel Soliva informou ainda que, para os seus comandados, o acusado confessou ser viciado em crack. “Segundo declarações dele, aos policiais que efetuaram a prisão, ele disse que já é dependente do crack. A gente sabe que se trata de uma droga extremamente nefasta, que causa uma dependência química muito aguda e muito rápida, gera uma compulsão extremamente violenta e eles acabam partindo para outros tipos de delitos para sustentar esse vício”.

Outros casos
O Comandante do 30º BPM informou ainda que esse rapaz é reincidente no crime de furto, mas que agora ele também está traficando para sustentar o vício. “Ele foi autuado pelo Delegado Titular da 110ª DP em flagrante delito pelos crimes de furto, na medida que uma rés furtiva foi recuperada em posse dele e também no crime de tráfico de entorpecente. Ele é reincidente nessa modalidade de furto, ele já tinha seis passagens por furto e pelo crime de tráfico é a primeira vez”, informou Alex Soliva.
Antes de encaminhamento para a delegacia, a PM conduziu o acusado ao Hospital da Beneficência Portuguesa de Teresópolis para atendimento médico, pois ele queixava-se de dores no braço após queda durante a tentativa de fuga. Após o atendimento medico o homem foi conduzido à 110ª DP, onde ficou acautelado até transferência para unidade prisional da Polinter, no Rio de Janeiro. Participaram da prisão as equipes do Serviço Reservado (P2), do 7º CPA e Supervisão de Graduado.
Denuncie, faça sua parte
Para realizar a investigação ou mesmo a prevenção de crimes, as forças de segurança precisam ter como grande aliada a população. Através dos canais de denúncias, que podem ser anônimas, as informações contribuem para se chegar autores de delitos ou mesmo evitar que eles ocorram. O 30º Batalhão de Polícia Militar disponibiliza os números 190 e 2742-7755, sendo o último também WhatsApp.