A 110ª Delegacia de Polícia, em Teresópolis, está investigando a morte de uma jovem de apenas 23 anos. Seu corpo foi encontrado em uma banheira, em um apartamento na Avenida Alberto Torres, no bairro do Alto, na noite da última quarta-feira, 09, com indícios de asfixia pelo vazamento de gás de um boiler. De acordo com o titular da Polícia Civil no município, Delegado Márcio Dubugras, não havia sinais de arrombamento no imóvel e nem sinais de violência no corpo da vítima, que não é moradora do município. “Percebemos que o basculante estava fechado e com a perícia começamos a tentar verificar se ela poderia ter sido vítima de um vazamento de gás, de um acidente ou até de um possível suicídio, haja visto que não havia arrombamento, nem havia sinais de violência. Entendemos que na realidade tudo leva a crer que ela morreu em razão de um vazamento de gás. Nesse banheiro havia um aquecedor, justamente em cima da banheira do banheiro e o fato de o basculante estar fechado pode ter sido um vazamento que ela sem perceber tenha falecido por causa da aspiração de gás”, explica a Autoridade Policial.
Ainda de acordo com o Delegado, além da análise feita no local por técnico do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), será anexado ao inquérito o resultado do exame cadavérico realizado no Instituto Médico Legal (IML). Através dele será necessário confirmar se a causa da morte foi realmente em razão da inalação de gás. A vítima é natural de Recife (PE), estudante de Direito, e veio para Teresópolis para ficar na casa de uma amiga e conhecer o município. A pedido de familiares, o nome da jovem não foi divulgado.
“Essa questão aí do vazamento de gás é uma coisa que realmente tem que se atentar. Sempre que qualquer indicativo de um cheiro muito grande de gás, principalmente em casas e apartamentos em que há aquecedor, então a gente tem que dar uma olhada realmente se há esse tipo de vazamento e não deixar de chamar um profissional para que ele verifique isso aí porque o gás é um tipo de substância que mata sem que a pessoa perceba. Porque se concentra muito em local fechado, o gás proveniente de um aquecedor pode realmente causar a morte”, atenta Dubugras.
Outros casos
Essa não foi a primeira vez que caso do tipo foi registrado em Teresópolis. Cerca de cinco anos atrás um jovem casal morreu em consequência do vazamento de gás de um boiler em uma residência no bairro do Alto. Importante frisar que especialistas não recomendam a instalação de aquecedores a gás dentro do banheiro, por conta dos riscos. Mas, para quem mora em prédios antigos e têm esse equipamento na parte interna, por exemplo, alguns cuidados devem ser tomados: – Deixar o ambiente bem ventilado; – Deixar um espaço maior entre a porta e o chão de no mínimo três centímetros; – Manter na porta uma veneziana com até 80 centímetros de altura; – Manter as janelas sempre abertas a pelo menos um metro e meio do piso; Manter a manutenção da tubulação sempre em dia, com uma vistoria no mínimo a cada dois anos.