Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Policia Militar oferece curso de segurança predial em Teresópolis

Capacitação é gratuita e tem o objetivo de ensinar dicas e técnicas que podem evitar muitos delitos

Isla Gomes

O 30º Batalhão de Polícia Militar, em Teresópolis, está participando do “Programa de Capacitação e Polícia de Proximidade”, implementado pelo 7º CPA em toda a Região Serrana. No município, a ação está direcionada na realização de um curso voltado para pessoas que trabalham em condomínios ou prédios independentes, como síndicos, porteiros e funcionários de vigilância de modo geral. Mas, apesar do foco nesses profissionais, a oportunidade também se estende para moradores. Trata-se do Curso de Segurança Predial, que agora está na sua segunda edição e será realizado no dia 30 de janeiro, das 10h às 12h, no Espaço Cultural Higino, na Avenida Oliveira Botelho, 365, Alto. O evento é gratuito e os métodos do projeto são focados em aplicar tópicos que orientem os participantes a como não cair em crimes relacionados à segurança de prédios e condomínios. O curso prioriza lições de como manejar a seguridade de qualquer local de maneira diligente, para que delitos nessa esfera não tenham espaço de incidência na cidade.

Em entrevista ao Diário, o Tenente-Coronel PM André de Holanda, que recentemente assumiu o comandando do 30°BPM, dissertou sobre o foco do programa e falou de projetos de expansão para o futuro. “O objetivo do Curso de Segurança Predial é orientar profissionais do ramo de condomínios particulares e comerciais, mas, é importante dizer que a oportunidade também fica disponível para moradores que queiram participar e receber capacitação. Inclusive, temos a intenção e o projeto de posteriormente expandir essa oportunidade para lojistas. É um ensino importantíssimo e é fundamental que chegue ao máximo de pessoas possíveis”, afirma o Comandante.

Importância e métodos
O Comandante salienta a importância dos métodos que serão ensinados e destaca um dado curioso e alarmante. “Serão ensinadas estratégias preventivas, temos consciência de que algumas situações podem ser evitadas de forma antecipada, contando com a prevenção contra ações de furtos e roubos. Para se ter uma noção, em média, 90% dos casos de roubo em condomínios ocorrem pela porta da frente, ou seja, o crime ocorre no âmbito da vulnerabilidade. No curso serão aplicados tópicos que orientarão os participantes sobre como aumentar a segurança em todas as entradas dos locais, para que venhamos diminuir essa estatística que eu citei”, ressalta.

“Para se ter uma noção, em média, 90% dos casos de roubo em condomínios ocorrem pela porta da frente, ou seja, o crime ocorre no âmbito da vulnerabilidade”, ressalta o Comandante do 30º BPM, Tenente-Coronel Holanda. Foto: Isla Gomes/Diário

Demanda e adesão
O curso está recebendo uma excelente adesão, contando com 40 inscritos listados e confirmados, com apenas cinco dias desde o inicio das inscrições. “A demanda tem sido bastante positiva, já temos 40 pessoas inscritas. Lembrando que, o curso está previsto para dia 30 de janeiro e temos previsão de 100 inscritos”, conclui o Tenente-Coronel.

Inscrição e detalhes
A aula ocorrerá no dia 30 de janeiro, no Espaço Cultural Higino, na Avenida Oliveira Botelho, 365, Alto. Os ensinamentos começam às 10h e seguem até meio dia. Sendo assim, o curso tem duração de apenas um dia e não será cobrada nenhuma taxa participativa. Para se inscrever é preciso acessar as redes sociais do 30° BPM (@30bpm_pmerj) e clicar no link de inscrição na bio, com isso a pessoa será direcionada para uma página que solicitará alguns dados e informações do interessado. Qualquer informação a mais pode ser solicitada pelo e-mail do Batalhão (p5_30bpm@pmerj.rj.gov.br).


Edição 02/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mutirão de inscrições do Pré-vestibular Social em Teresópolis

Capela mais antiga de Teresópolis ganha rota cultural

É preciso quitar todas as dívidas do veículo para obter o CRLV 2024

Fla bate Madureira no Maracanã por 3 a 0 e conquista Taça Guanabara

Do abrigo para o lar, a importância das feiras de adoção de pets

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE