Marcus Wagner
As principais ruas de Teresópolis estão entrando no clima natalino através da ação de empresários que mais uma vez se mobilizaram para viabilizar a decoração especial, envelopando os postes com fitas vermelhas. A iniciativa do Polo Gastronômico faz parte de um conjunto de ações em parceria com a Prefeitura, envolvendo ainda a realização de eventos com o objetivo de proporcionar um ambiente mais acolhedor para turistas e também para a população local.
"Teresópolis precisa disso e essa união dos empresários do Polo Gastronômico com as instituições, como Aciat, Sincomércio, CDL, junto com a prefeitura é para fomentar nosso Turismo, a Gastronomia da nossa cidade e assim conseguimos fazer um Natal bacana. A vinda de turistas fortalece a nossa economia", explicou Vânia Baddini, representante do Polo.
A iniciativa dos empresários abrange ainda a realização de eventos temáticos: "Temos o Festival Gastronômico, trouxemos também o Ballet Quebra Nozes com apoio da prefeitura e desde 2016 o Polo Gastronômico toma a iniciativa de ornamentar os postes de nossa cidade, um trabalho que começou pequeno, mas que hoje virou uma identidade para a cidade. Nós já começamos a envelopar os postes, mas tem até algumas pessoas que já fazem por conta própria. Tenho orgulho de saber que Teresópolis pode contar com empresários e instituições, todos falando a mesma linguagem", enfatizou Vânia, lembrando o exemplo de Gramado em que a população participa ativamente da construção da imagem turística local, contribuindo inclusive para a limpeza das ruas, para que o visitante conheça e curta a cidade.
Para este final de ano, a mobilização envolve também a programação da prefeitura. "Tem corais, ballet, oficina do Papai Noel e o Festival Gastronômica com o tema nozes em que 24 restaurantes participam com pratos que contêm nozes, amêndoas, castanhas e com isso atraindo turistas para fazerem compras de Natal aqui", concluiu.