Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Praça da Matriz recebe ação para o trânsito com crianças

Unidades públicas e particulares podem participar do trabalho realizado pela GCM

Isla Gomes

Educar crianças para o trânsito é muito mais que pensar nelas como futuros condutores, é pensar nelas como pedestres e cidadãos, muito melhores do que somos e, desta forma, ter a esperança de um trânsito mais humano um dia. A prefeitura de Teresópolis, através da secretaria de Segurança Pública está realizando uma ação com diversas atividades lúdicas de educação no trânsito com alunos de escolas públicas e particulares. O evento está ocorrendo na Praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no centro da cidade. Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a campanha do Maio Amarelo em Teresópolis conta com atividades de conscientização sobre a importância da responsabilidade e respeito às leis de trânsito. As ações são promovidas pela secretaria municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e a programação inclui atividades teatrais e musicais que carregam ensinamentos para um trânsito seguro. A campanha ocorre na praça e nas escolas estaduais, além de realização de palestras em empresas da cidade e também para motoristas das vans escolares.

As crianças estão sempre atentas e curiosas, por isso vale a pena ensiná-las sobre assuntos mais sérios, como por exemplo, a educação no trânsito. Foto: Isla Gomes/O Diário


Em entrevista ao Diário, a agente Lilian Duarte falou sobre a importância da ação. “Essa ação tem sido muito produtiva e é fundamental para fomentar a educação no trânsito desde a infância. Estamos no Maio Amarelo mês da conscientização contra acidentes no trânsito, é uma campanha mundial e importantíssima. Estamos junto com a Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal no intuito de promover a interação das crianças neste âmbito, tanto das escolas públicas quanto das particulares. Nossas atividades acontecem na parte da manha e a tarde, com teatro de fantoches, apresentação das principais placas, ensinando sobre as sinalizações e sobre a importância de dar sempre as mãos na hora de atravessar. A educação no trânsito começa com eles, eles são o futuro, desta forma é fundamental essa aprendizagem desde cedo”, explica.

“A educação no trânsito começa com eles, as crianças são o futuro, desta forma é fundamental essa aprendizagem desde cedo”, explica a agente Lilian Duarte. Foto: Isla Gomes/O Diário

Informação com diversão
As crianças estão sempre atentas e curiosas, por isso vale a pena ensiná-las sobre assuntos mais sérios, como por exemplo, a educação no trânsito. A melhor forma de sanar a curiosidade infantil é com informação e educação, porém sabemos que os pequenos podem achar o assunto entediante. Por isso, para conquistar a atenção deles é preciso usar algumas técnicas. Nada melhor do que criar um ambiente lúdico, interativo e divertido para falar sobre educação no trânsito.
“Estamos muito felizes pela oportunidade de proporcionar esse evento de grande valia para os nossos alunos. Sabemos que é desde pequenininho que nós devemos ensinar as regras para as crianças e as regras de trânsito fazem parte da educação fundamental do ser humano. A prática da responsabilidade no trânsito pode salvar vidas, esta campanha reforça um assunto que deve ser debatido durante todo o ano”, conta a coordenadora pedagógica Ângela Cardoso.

“Na música é ensinado que temos que dar sempre as mãos senão o carro pode nos pegar e fazer dodói. Aprendi também sobre o ‘Maio Amarelo’ e que não pode estacionar nos lugares errados”, relata o aluno”, conta o pequeno Lorenzo Santos, de 7 anos. Foto: Isla Gomes/O Diário

Depoimento de um aluno
O pequeno Lorenzo Santos, de apenas 7 anos, aprendeu direitinho como se comportar com responsabilidade no trânsito. “Eu gostei muito das atividades que participei com meus amigos, minha parte preferida foi a música que o fantoche cantou. Na música é ensinado que temos que dar sempre as mãos senão o carro pode nos pegar e fazer dodói. Aprendi também sobre o ‘Maio Amarelo’ e que não pode estacionar nos lugares errados”, relata o aluno.

“Sabemos que é desde pequenininho que nós devemos ensinar as regras para as crianças e as regras de trânsito fazem parte da educação fundamental do ser humano”, relata a coordenadora pedagógica Angela Cardoso. Foto: Isla Gomes/O Diário

Programação

  • Até 24 de maio: atividades educativas sobre trânsito para as crianças de escolas públicas, na Praça da Matriz de Santa Teresa, no centro. Estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas (com fantoches) para crianças de 5 a 7 anos de idade. As unidades de ensino que participam das atividades na praça são E. M. Sebastião Branco, E. M. Floripes Langoni Ferro, C. M. Santo Antônio, C. M. Mariazinha Janotti, CMEIA Maria Tereza, E. M. CIEP Sebastião Mello, E. M. José Gonçalves, E. M. João Adolfo Josetti, E. M. Hilário Ribeiro, C. M. Oscar Lobato e E. M. Izabel Rita da Veiga. Com uma média de 40 a 50 estudantes participantes por dia.
  • De 26 a 29 de maio: apresentação de palestra e estatísticas do trânsito da cidade nos colégios estaduais Higino da Silveira, Edmundo Bittencourt, Lions Club e Campos Salles. Apresentação de palestras e estatísticas do trânsito da cidade nas empresas Alterdata Software, Hospital São José, Sindicato dos Taxistas e para motoristas das vans escolares.

Para participar
Se escolas particulares desejarem participar, basta entrar em contato com a GCM pelo telefone/whatsapp 3642-8299. “Vale pontuar que as apresentações estão abertas para toda a sociedade. Se a pessoa estiver passeando na Praça com a família pode parar aqui para assistir, trazer suas crianças e saber mais sobre as regras de trânsito com a gente”, conclui a agente Duarte.


Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Desconto “FAKE NEWS”: Água continua sendo cobrada com cerca de 100% de aumento

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

PM apreende motos que eram de leilão em Bonsucesso

Com a Beneficência lotada, crianças ficaram sem pronto atendimento na Saúde

Rua do Hospital São José interditada neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE