A Prefeitura de Teresópolis publicou na última sexta-feira (19), no Diário Oficial do Município, o Chamamento Público nº 001/2026 para a seleção de pessoas jurídicas, estabelecidas em Teresópolis, interessadas em explorar o serviço de transporte turístico “Trenzinho Turístico” na Feirarte, a tradicional Feirinha do Alto.
O edital disponibiliza duas vagas para a operação do city tour com percurso de até oito quilômetros, tendo como ponto de partida e retorno a Praça Higino da Silveira, no bairro do Alto, com circulação das 9h às 18h.
Inscrições e regras
As inscrições estão abertas e serão recebidas no prazo de 30 (trinta) dias corridos, contados da data de publicação do Edital.
Todas as regras do Chamamento Público e a documentação exigida podem ser conferidas pelo link https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_282_0_1_19062026114107.pdf.
Os documentos deverão ser protocolados presencialmente no Protocolo Geral, localizado no primeiro piso Prefeitura, na Avenida Feliciano Sodré, nº 675, na Várzea, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Exigências
Entre as exigências previstas no edital estão critérios de acessibilidade. Os veículos adaptados deverão ter capacidade máxima para 60 passageiros por viagem, contar com plataforma ou rampa retrátil para embarque e desembarque de cadeirantes, assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de corrimãos, apoios internos e piso antiderrapante.
O serviço também deverá oferecer informações turísticas aos passageiros por meio de sistema de áudio com volume controlado, apresentando detalhes sobre os atrativos visitados ao longo do trajeto.
Serão definidos dois pontos únicos de embarque e desembarque de passageiros, a serem utilizados pelos dois vencedores do Chamamento Público, definidos pela Prefeitura.
Os itinerários detalhados, rotas, áreas de circulação e locais de parada intermediária estão definidos no Decreto nº 6.713/2026, conforme o art. 11 da Lei Municipal nº 3.328/2014, e podem ser conferidos nas páginas 14 e 15 do Diário Oficial do Município do dia 12 de junho (https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/3362). Incluem partida da Feirinha do Alto, circulação até a Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima, passagem rápida pela Granja Comary e retorno à Feirarte.





