Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Teresópolis não cumpre acordo que fez na Justiça com a Viação

Prefeitura não vem pagando o que deve e empresa de ônibus informa aos vereadores que vai cobrar passagens dos idosos entre 60 e 64 anos a partir de segunda-feira, 4

Wanderley Peres

Lido nesta quinta-feira, 31, na sessão da Câmara Municipal, ofício das empresas de ônibus Dedo de Deus e Primeiro de Março expondo aos vereadores o grave problema da gratuidade dos idosos com idade entre 60 e 64 anos e renda mensal de até 2 salários mínimos, que devem ter a passagem custeada pelo município e a Prefeitura não vem fazendo os pagamentos, apesar do custeio estar previsto no recurso da concessão do estacionamento rotativo e ter ocorrido na Justiça acordo nesse sentido.

Apontando para os autos dos processos e os acordos feitos na Justiça, que determinaram o pagamento das passagens pela Prefeitura, a empresa informou que o Município nunca cumpriu a decisão de antecipação de tutela deferida e que o débito da municipalidade, por isso causando enormes prejuízos ao serviço de transporte coletivo, embora exista nas Leis Orçamentárias anuais de 2022, 2023 e 2024 verba destinada ao custeio da gratuidade dos idosos com idade entre 60 a 64 anos e com renda de até 02 salários mínimos que nunca foram repassadas para as empresas.

Ao final, a empresa comunica que a partir da 00:00 hora do dia 4 de novembro, próxima segunda-feira, deixará de transportar os idosos com idade entre 60 a 64 anos e com renda de até 02 salários mínimos. “Tal medida, gize-se, a nosso contragosto, se faz necessário para continuidade da prestação do serviço essencial de transporte coletivo urbano de passageiros terrestres por ônibus nesta URBE”, conclui.

O vereador Rangel aproveitou para cobrar uma providência da Câmara no sentido de resolver a questão do estacionamento, que está irregular, porque a concessão previa a regulamentação pelos vereadores das vias onde deveria ser cobrado pelas vagas. “Dinheiro para pagar a passagem dos idosos tem, porque foi autorizado o estacionamento rotativo com esse fim. Não está pagando as passagens dos idosos e está atrasando o pagamento dos jovens do Promaj, mas o dinheiro do estacionamento está entrando, de segunda a sábado. O município não repassa as verbas federal e estadual, nem paga as gratuidades, acima entre 60 e 64 anos. E isso é mortal para uma empresa quando existe a concorrência do uber, mototaxi e 99, que antes não havia, isso está inviabilizando o serviço de transporte coletivo, que é uma obrigação da Prefeitura prestar”, disse.

Edição 30/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

30º BPM garante reforço na segurança de Teresópolis após megaoperação no Rio

Defesa Civil alerta para mudanças climáticas na Região Serrana

Corpo de Bombeiros com novo comando em Teresópolis

Câmara: servidores e vereadores participam de oficina sobre responsabilidade socioambiental

‘SORTE TERESÓPOLIS’: Governo tem expectativa de arrecadação recorde com a Loteria Municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE