Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura reorganiza Shopping Popular Elian Lauand

Expositores devem respeitar legalidade na comercialização de produtos e pagamento de taxas e tributos

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, numa ação conjunta com a AVAMT (Associação dos Vendedores Autônomos de Teresópolis), vem tomando medidas para que o Shopping Popular Elian Jorge Lauand, na Várzea, funcione respeitando as regras e normas determinadas pela lei e decretos municipais de criação e de regulamentação. Construído pela Prefeitura, o espaço foi inaugurado em abril de 2012, para atender vendedores autônomos que, há anos, trabalhavam em via pública, nas proximidades da Rodoviária. “O objetivo dessa gestão compartilhada entre poder público e a AVAMT, conforme previsto em lei, é fazer com que o Shopping Popular funcione plenamente, respeitando o Regimento Interno, e também dar oportunidade a outros vendedores autônomos. As ações de moralização começaram no fim do ano passado, principalmente em relação ao controle da assiduidade dos vendedores e à ocupação de boxes vagos, entre outras iniciativas”, explica Vinicius Oberg, Secretário Municipal de Trabalho.
Criado pela Lei Municipal 3.074/2012 e regulamentado pelos Decretos Municipais 4.247/2012 e 4.975/2018, o Shopping Popular está instalado na Rua Waldir Barbosa Moreira, 136, na Várzea, entre a Rodoviária e a Praça de Esportes Radicais. Em uma área de aproximadamente 580m², funcionam 53 estandes de roupas feminina, masculina e infantil; eletrônicos, produtos naturais, barbearia e cantinas. Possui sanitários para expositores e usuários. Tem o molde de funcionamento semelhante ao de uma incubadora, com os expositores registrados gratuitamente como empreendedores individuais pelo Sebrae-RJ. 

Regras
A Lei Municipal 3.074/2012 e o Decreto Municipal 4.975/2018 determinam a criação de um Comitê Gestor, com representantes da AVAMT e das secretarias municipais de Trabalho e de Turismo, para garantir o apoio aos empreendedores individuais e monitorar a gestão do espaço. E o Decreto Municipal 4.247/2012 define regras, obrigações e elenca penalidades para infrações cometidas durante o funcionamento do Shopping Popular.
“Anteriormente, pedidos de boxes eram feitos diretamente à AVAMT, sem conhecimento do poder público. A nova proposta é que o requerente dê entrada em processo junto ao Protocolo Geral da Prefeitura, seguindo os trâmites normais. A solicitação será encaminhada à Secretaria de Trabalho que, junto com a Associação dos Vendedores Autônomos, emitirá parecer sobre a inclusão, ou não. Sempre respeitando o previsto no regulamento interno”, esclarece Cleiton Pimentel, Coordenador de Trabalho da Secretaria de Trabalho.
De acordo com Pimentel, foi solicitado que a Secretaria de Fazenda realize ações educativas com os expositores, explicando a legalidade da comercialização de produtos e a respeito de taxas e tributos a que estão sujeitos. “A AVAMT é atuante e organizada, mas agora o poder público se fará presente para assegurar a qualidade e a integridade do Shopping Popular. Tudo acontecerá sempre em parceria com os expositores”, conclui Cleiton Pimentel.

CRÉDITO ELEGENDA

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

De cada cinco acidentes de trânsito, quatro envolvem motos em Teresópolis

Perícia vai indicar velocidade da moto que matou comerciante em Teresópolis

Estacionamento irregular trava ônibus e afeta rotina de passageiros em Teresópolis

Ladrões levam 30 segundos para arrombar e furtar farmácia em Teresópolis

IFRJ realiza aula inaugural em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE