Luiz Bandeira
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, foi convidado pelo vereador Leonardo Vasconcelos, presidente da Câmara Municipal para um encontro entre as casas legislativas, estadual e municipal. O encontro ocorreu neste domingo, 05, em uma casa de festas no bairro de Agriões, onde estiveram presentes vereadores, inclusive de outros municípios, candidatos a cargos eletivos nas próximas eleições, além de lideranças políticas e imprensa. O jornal O Diário e Diário TV aproveitou a oportunidade para entrevistar o presidente da Alerj, questionando, entre outros, como a Assembleia trabalha para garantir a correta destinação dos recursos arrecadados no estado. “Nós já trabalhamos no ano de 2016, 2017, quando tivemos que enfrentar aquele momento duro do Rio, nós fizemos uma reforma em alguns impostos, principalmente em relação ao ICMS, depois veio o regime de recuperação nós votamos matérias difíceis para que o estado pudesse aderir ao regime e com isso ter esse momento atual. Passou 2018, veio um ovo mandato a gente mexeu de novo no ICMS, sempre para que o estado pudesse arrecadar mais e melhor sem impactar tanto na vida do cidadão”, pontuou.
O deputado ainda anunciou que o Estado do Rio bateu o recorde de arrecadação neste último mês. “O que o Estado vive hoje é muito reflexo do que a gente fez lá atrás, naqueles momentos mais difíceis. Eu não tenho dúvida, o estado vive um momento único, uma arrecadação que é recorde, no mês de maio arrecadou 11,7 bilhões de Reais, a maior arrecadação de todos os tempos para um único mês, logicamente também por conta do preço do barril de petróleo no mercado internacional, mas muito do quê a gente fez destes últimos anos de ajustes e o governador sabe e também fez o seu papel, o seu dever de casa e a gente vive esse momento, logicamente a gente está preparando para o futuro pra quê a gente não seja tão dependente dos royalties e a gente criou lá um fundo soberano, a gente tem rodado o estado, discutindo o futuro do Estado do Rio de Janeiro que a gente chama do ‘Passaporte Para o Futuro’”, destacou André Ceciliano.
Outra matéria que mereceu destaque do deputado foi o projeto de trazer para a interior o gás produzido no Estado. “Nós estamos estudando aqui trazer o gás pra Região Serrana, também levar o gás para o Noroeste, levar o gás pro Sul Fluminense, Região dos Lagos. Nós pedimos a Empresa de Pesquisa Energética, uma empresa pública, que possa fazer um estudo do traçado. Então a gente está pensando pros próximos anos, trazer o gás, interiorizar o gás, o gás pra indústria, o gás pro comércio, o gás pra residência em todas as regiões do estado, porque hoje o Rio produz 83% do petróleo do Brasil, produz mais de 70% do gás, mas a gente hoje precisa ter o mercado do gás, para tanto a gente precisa ter o gasoduto. São três ramais que a gente está levantando junto com a EPE e eu não tenho dúvida que o gás é desenvolvimento porque você pode trazer uma indústria de transformação de vida, uma indústria de fertilizante, você pode usar o gás como matéria prima. Esse é um exemplo do que a gente pode fazer com o fundo soberano”, apontou Ceciliano.
Parceria
O convidado ainda fez questão de deixar claro o compromisso de parceria com os vereadores para manter a responsabilidade na destinação dos recursos estaduais, “O estado vive um momento único, a gente precisa ter responsabilidade com esses recursos e nada melhor do que pensar para futuros investimentos estruturantes que possam trazer novos investimentos para que a gente possa gerar emprego e novas rendas com os tributos. A região é uma região próspera especialmente na questão da agricultura e a gente sabe disso e a gente precisa ter responsabilidade, pensar para dar um dinamismo nesse setor também e nada melhor do que estar com os vereadores que são os primeiros a serem cobrados, na ponta, os prefeitos e vice-prefeitos. A gente está lá na assembleia discutindo muito o estado do Rio de Janeiro, discutindo possibilidades de crescimento principalmente em relação a emprego e renda no estado”, pontuou.
O vereador Leonardo Vasconcelos também falou com a nossa reportagem sobre qual era a intenção de realizar o encontro. “A nossa intenção é criar o empoderamento do legislativo, porque nós acreditamos que as casa legislativas são as verdadeiras representantes da população porque alí tem várias pessoas que representam cada seguimento da sociedade. Então esse encontro do legislativo hoje é com a presidência da Alerj se encontrando com a Câmara Municipal de Teresópolis, câmara de Nova Friburgo, com outros vereadores de outras cidades para que a gente possa discutir o empoderamento e mais do que isso, o fortalecimento de políticas públicas através do legislativo”.
O vereador destacou ainda o importante trabalho da câmara municipal nos últimos anos. “O mais valoroso justamente são os desafios enfrentados, porque muitas pessoas falam mal da câmara de vereadores, mas nós tivemos mais de 10 prefeitos que passaram pela prefeitura ao longo do tempo e muitos deles saíram porque a câmara cumpriu o seu papel. Então não foi a Justiça, não foi outra parte a câmara sempre foi o órgão de regulação social pra fazer o rearranjo da cidade. Então a Câmara tem feito um trabalho bonito nesse mandato como sempre vem fazendo. Às vezes ela pode não ter aquela aprovação almejada, mas tem sido a única que tem dado o retorno que a população tem solicitado”, destacou Vasconcelos.