Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Previsão de chuva intensa para os próximos dias

Defesa Civil divulga alerta sobre alto risco de deslizamentos de terra e enchentes

Devido à iminente chegada de uma frente fria nos próximos dias, trazendo consigo chuva de intensidade moderada a forte, prevista para ocorrer entre os dias 21 e 24 de março, a secretaria municipal de Defesa Civil informa que há uma preocupação significativa com a possibilidade de acumulados pluviométricos alarmantes, estimados entre 200mm e 300mm neste período, para o estado do Rio de Janeiro. “Para Teresópolis, em específico na Região Serrana, as previsões indicam um alto risco de deslizamentos de terra, enchentes e quedas de árvores, além da queda na temperatura”, informou a prefeitura nesta quarta-feira (21).
É importante que a população esteja preparada para enfrentar essas condições climáticas adversas, seguindo as medidas preventivas, as orientações da Defesa Civil, as atualizações do tempo e os alertas emitidos pelos órgãos competentes. “O objetivo é garantir a segurança de todos, minimizar os impactos dessas condições climáticas adversas e garantir o bem-estar da cidade”, destaca o órgão. Os órgãos que compõem o sistema municipal de Defesa Civil estão com as equipes de sobreaviso e preparadas para o atendimento em caso de emergência. O telefone direto da Defesa Civil é o 199. O telefone 2742-7025 também funciona como Whatsapp.

Plano Verão
No fim do ano passado, a Secretaria Municipal de Defesa Civil apresentou o Plano Verão 2023/2024. Parte integrante do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, o documento segue as diretrizes da Lei Federal 12.608/2012 e reúne um conjunto de ações para o enfrentamento de ocorrências envolvendo eventos naturais (inundações e deslizamentos). O objetivo desse projeto é dar pronto atendimento à população em situações de emergência. Participação: Realizada na Prefeitura, a apresentação reuniu presidentes e diretores de associações de moradores dos bairros Caleme, Coreia, Perpétuo, Vale da Revolta, Imbiú, Vale dos Agriões de Dentro, Vale dos Frades e de Campo Limpo, Prates e Boa Vista. Participaram representantes da Coordenadoria Regional de Defesa Civil (REDEC Serrana 1), da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e do Lions Clube Teresópolis.
O Plano Verão 2023/2024 explica os critérios de sua aplicação, apresenta os níveis de emergência e o protocolo de mobilização dos alarmes sonoros das sirenes. Esclarece os níveis de alerta e alarme e mostra a estrutura de resposta às emergências. Cita os 15 locais onde estão instaladas as 26 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do Governo do Estado/Gridlab, os 25 pluviômetros do Cemaden/Governo Federal e as 05 réguas de rio do Instituto Estadual do Ambiente. Traz ainda o balanço das ocorrências registradas nos últimos cinco anos.

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE