Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Previsão de chuva intensa para os próximos dias

Defesa Civil divulga alerta sobre alto risco de deslizamentos de terra e enchentes

Devido à iminente chegada de uma frente fria nos próximos dias, trazendo consigo chuva de intensidade moderada a forte, prevista para ocorrer entre os dias 21 e 24 de março, a secretaria municipal de Defesa Civil informa que há uma preocupação significativa com a possibilidade de acumulados pluviométricos alarmantes, estimados entre 200mm e 300mm neste período, para o estado do Rio de Janeiro. “Para Teresópolis, em específico na Região Serrana, as previsões indicam um alto risco de deslizamentos de terra, enchentes e quedas de árvores, além da queda na temperatura”, informou a prefeitura nesta quarta-feira (21).
É importante que a população esteja preparada para enfrentar essas condições climáticas adversas, seguindo as medidas preventivas, as orientações da Defesa Civil, as atualizações do tempo e os alertas emitidos pelos órgãos competentes. “O objetivo é garantir a segurança de todos, minimizar os impactos dessas condições climáticas adversas e garantir o bem-estar da cidade”, destaca o órgão. Os órgãos que compõem o sistema municipal de Defesa Civil estão com as equipes de sobreaviso e preparadas para o atendimento em caso de emergência. O telefone direto da Defesa Civil é o 199. O telefone 2742-7025 também funciona como Whatsapp.

Plano Verão
No fim do ano passado, a Secretaria Municipal de Defesa Civil apresentou o Plano Verão 2023/2024. Parte integrante do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, o documento segue as diretrizes da Lei Federal 12.608/2012 e reúne um conjunto de ações para o enfrentamento de ocorrências envolvendo eventos naturais (inundações e deslizamentos). O objetivo desse projeto é dar pronto atendimento à população em situações de emergência. Participação: Realizada na Prefeitura, a apresentação reuniu presidentes e diretores de associações de moradores dos bairros Caleme, Coreia, Perpétuo, Vale da Revolta, Imbiú, Vale dos Agriões de Dentro, Vale dos Frades e de Campo Limpo, Prates e Boa Vista. Participaram representantes da Coordenadoria Regional de Defesa Civil (REDEC Serrana 1), da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e do Lions Clube Teresópolis.
O Plano Verão 2023/2024 explica os critérios de sua aplicação, apresenta os níveis de emergência e o protocolo de mobilização dos alarmes sonoros das sirenes. Esclarece os níveis de alerta e alarme e mostra a estrutura de resposta às emergências. Cita os 15 locais onde estão instaladas as 26 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do Governo do Estado/Gridlab, os 25 pluviômetros do Cemaden/Governo Federal e as 05 réguas de rio do Instituto Estadual do Ambiente. Traz ainda o balanço das ocorrências registradas nos últimos cinco anos.

Edição 12/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como pedir a renovação ou a segunda via da CNH pelo Posto Digital

Rua Dr. Aleixo permanece interditada e buraco gera transtornos para a população

prefeitura

Em apenas dois meses, prefeitura recebeu mais de R$ 30 milhões do governo estadual

Dia Mundial do Lazer: Sesc oferece atividades que unem tecnologia e diversão

Mulher presa após furtar 19 peças de roupa e calçados em loja na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE