Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Primeiro lugar da Região Serrana no ranking de transparência pública”

Prefeitura diz que Teresópolis atingiu o percentual de 78,71%, colocando a cidade em 5º no estado do Rio de Janeiro e acima da média nacional, de 59,69%

Wanderley Peres

Investigado pelos vereadores por conta de suposta corrupção no governo, e alvo de repetidos requerimentos porque sonega informações à Câmara Municipal, a quem não informa nem mesmo onde está escondido há um ano e meio um milhão e meio de reais destinado à construção de um canil, e sem explicar à população como conseguiu fazer sumir com o dinheiro da Prefeitura, que não paga os hospitais e os precatórios, e atrasa os compromissos com os fornecedores, embora tenha dobrado o orçamento municipal que era menor que R$ 500 milhões em 2018 e chegou a quase R$ 1 bilhão em 2023, o prefeito Vinícius Claussen publicou em suas redes sociais nesta sexta-feira, 24, que Teresópolis ganhou destaque no quesito transparência pública, nos âmbitos regional, estadual e nacional neste ano de 2023. O município teria alcançado 78,71% no índice do Radar da Transparência Pública 2023, divulgado pela Atricon na última semana. “A média dos municípios brasileiros atingiu o percentual de 59,69% e a média das cidades do Rio de Janeiro chegou a 54,39%. No Estado do Rio de Janeiro, a cidade subiu de 61º para 5º, levando em conta o Poder Executivo. Esse resultado torna a Prefeitura de Teresópolis a mais transparente da Região Serrana em 2023”, comemorou.

Segundo o suposto estudo, o desempenho da gestão do Prefeito Vinicius Claussen subiu, em relação ao índice divulgado no ano passado, de 65,43% para 78,71%. “Esse resultado é fruto de um esforço coletivo de toda a Prefeitura e que não para por aqui. Vamos continuar trabalhando para que Teresópolis avance ainda mais no ranking, possibilitando cada vez mais a fiscalização da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões”.
O Radar, segundo informou a Prefeitura, “é uma ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado em conjunto com os demais Tribunais de Contas e outras entidades. O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência. Entre as dimensões analisadas pela Atricon estão acessibilidade, informações institucionais e prioritárias, Ouvidoria, licitações, LGPD e Governo Digital”.

MAIS PRÊMIOS

O prêmio de cidade mais transparente anunciado pelo prefeito, “resultado das ações de uma força-tarefa para tornar Teresópolis um dos municípios mais transparentes do Estado, envolvendo diversas estruturas, entre elas, as secretarias de Controle Interno e de Ciência e Tecnologia”, vem a reboque de outro prêmio, conquistado no início do mês, quando “Teresópolis sagrou-se bicampeã no eixo Educação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no estado do Rio de Janeiro no Prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, edição 2023. “Agora, a Educação de Teresópolis participará da etapa nacional, no próximo dia 11 de dezembro, em Brasília, competindo entre os representantes dos demais estados”, comemorou o prefeito a premiada eficiência da pasta da Educação no município.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Chuvas no estado do Rio provocam ao menos sete mortes

Justiça Federal determina retorno de Adélio Bispo a Minas Gerais

Ônibus: novas tarifas intermunicipais entram em vigor neste sábado

Sexta e sábado com feira de adoção de cães na Várzea

Asfalto ficou na promessa e Vale dos Cedrinhos segue quase intransitável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE