Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Primeiro lugar da Região Serrana no ranking de transparência pública”

Prefeitura diz que Teresópolis atingiu o percentual de 78,71%, colocando a cidade em 5º no estado do Rio de Janeiro e acima da média nacional, de 59,69%

Wanderley Peres

Investigado pelos vereadores por conta de suposta corrupção no governo, e alvo de repetidos requerimentos porque sonega informações à Câmara Municipal, a quem não informa nem mesmo onde está escondido há um ano e meio um milhão e meio de reais destinado à construção de um canil, e sem explicar à população como conseguiu fazer sumir com o dinheiro da Prefeitura, que não paga os hospitais e os precatórios, e atrasa os compromissos com os fornecedores, embora tenha dobrado o orçamento municipal que era menor que R$ 500 milhões em 2018 e chegou a quase R$ 1 bilhão em 2023, o prefeito Vinícius Claussen publicou em suas redes sociais nesta sexta-feira, 24, que Teresópolis ganhou destaque no quesito transparência pública, nos âmbitos regional, estadual e nacional neste ano de 2023. O município teria alcançado 78,71% no índice do Radar da Transparência Pública 2023, divulgado pela Atricon na última semana. “A média dos municípios brasileiros atingiu o percentual de 59,69% e a média das cidades do Rio de Janeiro chegou a 54,39%. No Estado do Rio de Janeiro, a cidade subiu de 61º para 5º, levando em conta o Poder Executivo. Esse resultado torna a Prefeitura de Teresópolis a mais transparente da Região Serrana em 2023”, comemorou.

Segundo o suposto estudo, o desempenho da gestão do Prefeito Vinicius Claussen subiu, em relação ao índice divulgado no ano passado, de 65,43% para 78,71%. “Esse resultado é fruto de um esforço coletivo de toda a Prefeitura e que não para por aqui. Vamos continuar trabalhando para que Teresópolis avance ainda mais no ranking, possibilitando cada vez mais a fiscalização da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões”.
O Radar, segundo informou a Prefeitura, “é uma ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado em conjunto com os demais Tribunais de Contas e outras entidades. O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência. Entre as dimensões analisadas pela Atricon estão acessibilidade, informações institucionais e prioritárias, Ouvidoria, licitações, LGPD e Governo Digital”.

MAIS PRÊMIOS

O prêmio de cidade mais transparente anunciado pelo prefeito, “resultado das ações de uma força-tarefa para tornar Teresópolis um dos municípios mais transparentes do Estado, envolvendo diversas estruturas, entre elas, as secretarias de Controle Interno e de Ciência e Tecnologia”, vem a reboque de outro prêmio, conquistado no início do mês, quando “Teresópolis sagrou-se bicampeã no eixo Educação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no estado do Rio de Janeiro no Prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, edição 2023. “Agora, a Educação de Teresópolis participará da etapa nacional, no próximo dia 11 de dezembro, em Brasília, competindo entre os representantes dos demais estados”, comemorou o prefeito a premiada eficiência da pasta da Educação no município.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE