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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Problemas no atendimento da Enel em Teresópolis são discutidos na Câmara

Representantes da concessionária são ouvidos por vereadores diante do grande número de reclamações no município

Marcello Medeiros
Maria Eduarda Maia

Imagine você fazer as compras do mês, estocar os perecíveis no freezer ou congelador e, dois dias depois, ter que jogar tudo fora porque ficou sem energia elétrica. Ou, pior do que isso, depender do serviço para manter ligado um equipamento que mantenha você ou algum familiar vivo e não saber quando ele vai ser reestabelecido. Esses são apenas dois dos muitos problemas enfrentados pelos clientes da Enel em Teresópolis, demandas que foram apresentadas em sessão extraordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (29) a representantes da concessionária de energia responsável pelo atendimento em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro.

“Apresentamos todo o tipo de reclamação que recebemos e agora depende deles, mas foi importante falar diretamente com quem pode resolver”, destaca Fidel Faria (União). Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário


Representaram a Enel superintendentes, diretores e coordenadores. O encontro foi marcado depois que um grupo de vereadores de Teresópolis esteve em Brasília pedindo soluções em relação ao grande número de reclamações no município, sendo recebido, entre outros, pelos deputados Bebeto e Hugo Leal. “Feitos esses contatos em Brasília, conseguimos marcar essa primeira reunião com a direção da Enel, para que esses diretores pudessem ouvir as demandas da população de Teresópolis, ver o que a cidade precisa. Apresentamos todo o tipo de reclamação que recebemos e agora depende deles, mas foi importante falar diretamente com quem pode resolver. Antes, só conseguíamos canais 0800, falar com robôs que não conseguem resolver nada. Tomara que seja possível diminuir o número de casos de falta de energia na cidade”, relata o vereador Fidel Faria (União), que presidiu a sessão.
Marcos Rangel (PP) enfatizou a cobrança pela melhora da prestação de serviços e a dificuldade de contato direto com a concessionária: “É importante falar diretamente com que pode resolver o problema. Sabemos que a maior parte da empresa tem serviços prestados por terceirizada, então é uma luta para conseguir resolver qualquer coisa. É muita burocracia e pouca prática. Até que se fale, explique e alguém resolva o problema. Também estamos de ‘saco cheio de reunião’ e queremos soluções. Como usuário eu reforço que o serviço é péssimo. Tenho salvo no meu telefone o contato da Enel como ‘pior empresa do mundo’. Não é possível que um agricultor fique dois, três sem energia elétrica, por conta de um serviço mal prestado e que é cobrado. E isso não é só em Teresópolis, mas em qualquer município que essa empresa atue”.

“É muita burocracia e pouca prática. Até que se fale, explique e alguém resolva o problema. Também estamos de ‘saco cheio de reunião’ e queremos soluções”, pontua Marcos Rangel (PP). Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Longa espera
Na tempestade de 05 de abril passado, quando Teresópolis ficou embaixo d´água, diversos bairros ficaram um longo período às escuras. Em Vargem Grande, no Terceiro Distrito, foram dois dias sem energia elétrica em algumas vias públicas. Outras localidades do interior viveram a mesma situação, mas não foram somente as regiões mais afastadas que registraram prejuízos. Trechos das ruas Rui Barbosa e Carmela Dutra, na lateral e fundos da prefeitura, ficaram 30 horas sem energia elétrica em consequência de uma queda de árvore na rede.

No começo de abril, trechos das ruas Rui Barbosa e Carmela Dutra, na lateral e fundos da prefeitura, ficaram 30 horas sem energia elétrica em consequência de uma queda de árvore na rede. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

A concessionária
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de três milhões de clientes atendidos pela companhia.

Na tempestade de 05 de abril passado, quando Teresópolis ficou embaixo d´água, diversos bairros ficaram um longo período às escuras com o rompimento de fios. Foto: Juliana Ludwig / O Diário


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Edição 29/04/2025
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