Diariamente, as forças de segurança do município realizam flagrantes de tráfico ou uso de entorpecentes, que por vezes têm ligações com outros crimes violentos. Além desse necessário enfrentamento, o 30º Batalhão de Polícia Militar tem trabalhado para diminuir esse número de ocorrências no futuro, salvando nossas crianças de um destino ruim através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – o PROERD. Milhares de jovens já receberam os valiosos ensinamentos em Teresópolis, sendo a última turma formada na semana passada na Escola Municipal Vera Pedrosa, no bairro do Meudon. A solenidade de formatura e entrega de certificados para 70 estudantes, que assumiram o compromisso de se manterem longe das drogas e violência, contou com a presença do Comandante do 30º BPM, Tenente Coronel Ferreira, e do instrutor do programa no município, Sargento Amaral, além de pais e responsáveis dos jovens e da equipe de professores e direção da unidade de ensino.
Com o objetivo de valorizar a vida, o PROERD chegou ao Brasil em 1992. A PMERJ foi a pioneira, quando o comandante-geral à época, coronel Carlos Magno Nazareth Cerqueira, decidiu implementar a iniciativa na Corporação após conhecer o D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), programa americano criado em 1983 na Califórnia. Dez anos mais tarde, em 2002, o Proerd já estava presente em todos os estados brasileiros. A principal missão do programa é transmitir a importância de manter-se longe das drogas e combater a violência.
O PROERD fortalece a relação entre Polícia Militar, escola e família. É pedagogicamente estruturado em lições ministradas por policiais militares fardados que atuam como educadores sociais. Além disso, atividades interativas com participação de grupos e material didático ajudam a estimular estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram. Ele potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social. O programa alcança toda a sociedade. É desenvolvido em escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental à educação infantil, pelo ‘Proerd Kid’s’. Pais e adultos também não ficam de fora. O Proerd é desenvolvido por policiais militares treinados e preparados. “O surgimento do programa é consequência do interesse da PMERJ em desenvolver um projeto de prevenção para esclarecer a população sobre os diversos aspectos relacionados ao abuso de drogas”, destaca a corporação.