Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Programa de Artesanato ultrapassa 13 mil cadastrados

Ação passou por 56 municípios fluminenses e entregou mais de 6 mil carteiras

O Programa de Artesanato Estadual, realizado pela Secretaria de Turismo, tem investido na organização do segmento. A iniciativa visa reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda, através de um mapeamento que identifica os artesãos. Depois de identificados e inscritos no programa profissional, eles passam a ter acesso a benefícios como capacitação, divulgação, comercialização e a Carteira Nacional do Artesão, que garante ao trabalhador a sua identidade. Foram entregues mais de seis mil carteiras em 56 municípios, entre eles Teresópolis. São mais de 13 mil cadastrados. 
A carteira não possui anuidades, nem taxa de adesão. Ela possibilita a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; acesso a incentivos fiscais (somente em alguns estados); isenção do ICMS na comercialização dos produtos; facilidade de acesso ao microcrédito (parceria com a AgeRio); acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e contribuição como autônomo para fins previdenciários.
Secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix lembra que essa atividade econômica está presente em mais de 78% dos municípios do país. – O artesanato tem grande importância dentro do setor turístico, além de gerador de recursos e desenvolvimento regional. Ao absorver o Programa de Artesanato do Estado, a Secretaria de Turismo, além de intensificar as idas ao interior para cadastro dos profissionais, começou parcerias com os dirigentes dos principais pontos turísticos da capital para exposição e venda de peças de artesãos de todo o estado – disse Felix.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show com Leonardo confirmado na Feport

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE