Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Programa Limpa Rio será retomado em Teresópolis

Governador Wilson Witzel estará no município para início de limpeza do Paquequer

Nesta segunda-feira (14), em evento na antiga fábrica da Sudamtex no Centro de Teresópolis, com a presença do governador Wilson Witzel, o vice-governador Cláudio Castro e a secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, será retomado no estado o programa “Limpa Rio”. O Governo Estadual escolheu Teresópolis como primeiro município a ser contemplado com o programa, que prevê os serviços de desassoreamento e requalificação das margens dos rios Príncipe, Paquequer e o Córrego Imbuí. “O serviço será executado numa parceria da Prefeitura com o Instituto Estadual do Ambiente e, somado ao trabalho que temos intensificado de limpeza urbana, vai contribuir com o aumento da velocidade do curso d’água, evitando enchentes e alagamentos nos períodos das fortes chuvas”, diz o prefeito Vinicius Claussen.


Na Região Serrana, além dos rios de Teresópolis, Piabanha e Quitandinha, em Petrópolis; e o Córrego Dantas, em Nova Friburgo, serão beneficiados com os serviços, que representam R$ 4,4 milhões do programa. O conjunto de intervenções beneficia os principais rios das localidades, em que foram registradas recorrências de inundações. A estimativa é de que cerca de 300 mil pessoas da Região Serrana sejam beneficiadas com as intervenções diretamente.

Cheque verde 
Além da retomada do programa estadual, o governo do estado também entregará, nesta segunda-feira (14), um cheque verde para a prefeitura de Teresópolis, para investimentos no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Por meio do Fundo da Mata Atlântica, serão destinados mais de R$ 430 mil para a unidade de conservação. “O valor do cheque verde será usado para aquisição de veículos e equipamentos necessários para a manutenção do Parque”, afirma o Coronel Flávio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.
Com seus recém comemorados 10 anos de criação e com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. O Parque está situado na porção noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no Primeiro e Segundo Distritos e limitando-se com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
O Parque possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas onde se destacam as afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região. 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE