Isla Gomes
Nesta terça-feira (26), Teresópolis recebeu o “Mutirão SOS Chuvas” do “Programa RJ para Todos + Serviços”. Equipes de vários órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura passaram o dia no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea, oferecendo vários serviços gratuitos à população mais atingida pelas chuvas. A ação social ocorreu das 13h às 17h, com emissão de carteira de identidade; isenção para certidões de nascimento, casamento e óbito; habilitação para casamento; carteira de trabalho digital e balcão de empregos e orientações sobre direitos do consumidor. Em entrevista ao Diário, Alex Castellar, assessor especial do Governo do Estado, falou sobre a ação. “Esse é o momento de o Governo atingir as pessoas que mais precisam, oferecendo serviços públicos. O ‘RJ Para Todos’ tem esse foco, de levar esses serviços públicos até a população, como foi no bairro São Pedro, Fonte Santa, Meudon. Neste momento mais do que nunca o programa é fundamental para as pessoas que perderam documentos por conta da chuva, precisam fazer cadastro para o aluguel social, entre outros serviços. A ação disponibiliza todas essas funções de maneira gratuita e rápida, nesse momento é essencial a união de forças para alcançarmos quem mais precisa”, enfatiza Castellar.
Medalhista olímpico, o ex-velocista Robson Caetano da Silva é embaixador do programa social. Estrela no atletismo, Robson está presente na maioria das ações do projeto, acompanhando de perto o andamento e nesta terça não foi diferente. O medalhista acompanhou a realização do programa no Pedrão e conversou com a nossa equipe. “Nós somos um braço muito importante para que as pessoas possam se sentir abraçadas. Dentro dos 92 municípios o programa vem levar essa cidadania, esse direito que deve ser acessível para todo cidadão. Eu fico muito grato de fazer parte desse time incrível de pessoas que levam cidadania e alento para as pessoas que muitas das vezes perdem tudo e não possuem uma luz para recomeçar. Sobretudo, vejo essa ação como uma luz em meio a escuridão, um farol que pode iluminar um pouco a vida dessas pessoas”, destaca Robson.
Detalhes dos serviços
Eloana Feitosa, coordenadora do Serviço Social do “RJ Para Todos”, salienta alguns dos serviços que foram oferecidos na ação. “Nós temos nessa ação a Assistência Social que está atendendo a população com todo carinho, o Detran tirando a primeira e segunda via de identidade, Fundação Leão XIII fornecendo as isenções (casamento, nascimento, óbito) e habilitando também. Além disso, o Procon e o Setrab também estiveram aqui com balcão de empregos e fazendo a carteira de trabalho digital”, conclui a profissional.