Conectividade e inclusão, uso da inteligência artificial, protagonismo estudantil, além da formação e capacitação digital de professores e gestores. Esses foram alguns dos temas apresentados pela secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, durante sua participação na Rio Innovation Week 2025, a maior conferência global de tecnologia e inovação.
Durante o painel ‘Educação 5.0: estamos prontos para ensinar pensamento crítico ou apenas para consumir conteúdo?’, a secretária mostrou como projetos transformadores realizados pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) evidenciam que iniciativas eficientes são fundamentais para garantir um ensino público de qualidade.
“A educação do futuro começa hoje. A escola é uma porta aberta para a inovação. Nos últimos anos, no governo Cláudio Castro, a Seeduc tem trabalhado incansavelmente para garantir uma educação 5.0. Mas, é importante destacar que resultados positivos não se alcançam apenas com tecnologia, é preciso humanizar. O professor jamais será substituído”, afirmou a secretária.

E, nesta atmosfera repleta de debates, palestras e experiências, foram apresentados projetos em curso na educação fluminense, como o Educautismo RJ, responsável por capacitar mais de 17 mil estudantes do Ensino Normal – curso de formação de professores – para atuarem junto a alunos autistas. E, ainda, o ‘Professor IA’, criado para disponibilizar recursos que auxiliam profissionais em seu ofício dentro da sala de aula e que, também, promove o diálogo entre docentes da rede e professores especialistas.
“Na Seeduc, implementamos iniciativas para que os nossos alunos tenham acesso à tecnologia e estejam inseridos nesta era digital. Nosso objetivo é democratizar o acesso e garantir que eles se sintam pertencentes”, destacou o subsecretário Windson Maciel, durante sua apresentação no painel ‘Tecnologia: um presente para a educação’.
Outro feito inédito apresentado no evento, foi a implementação da Certificação Digital, um marco de inovação da rede estadual. O documento emitido de forma on-line permite assinaturas eletrônicas do secretário escolar e diretor, como exige a legislação.
Mais uma vez, os alunos do programa Jovens Repórteres marcaram presença em um grande evento. Desta vez, quatro estudantes tiveram a oportunidade de produzir conteúdo para as redes sociais e vivenciar de perto uma programação que mobiliza diferentes setores da sociedade. “Cobrir a Rio Innovation Week foi uma experiência inspiradora, intensa e cheia de aprendizados. Com certeza, um momento importante na minha história contou”, Thiago Fernandes da Silva.

Teresópolis em destaque no evento
Teresópolis foi premiada, como campeã estadual em transformação digital ao vencer o Prêmio Maturidade Digital, concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu durante a Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia do Estado, reunindo lideranças e especialistas do setor.
O prefeito Leonardo Vasconcellos participou da premiação ao lado do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, André Muniz, e da equipe da pasta. Em seu discurso, destacou o papel estratégico da tecnologia no desenvolvimento do município: “Tecnologia e inovação são pilares da transformação que estamos promovendo em Teresópolis. Este prêmio é apenas o começo. Estamos colocando nossa cidade no patamar que ela merece, com foco absoluto na melhoria da qualidade de vida da nossa gente.”
Com este reconhecimento, Teresópolis se consolida como referência estadual em inovação. O município é o que mais investiu proporcionalmente em ciência e tecnologia no Estado, lidera a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e se destaca pela excelência na proteção de dados. Aos poucos, reafirma sua posição como a capital da inovação fluminense.