Marcello Medeiros
Com as pancadas de chuva do fim de semana, uma árvore caiu sobre a rede de fiação elétrica na Estrada José Gomes da Costa Junior, em frente ao Condomínio Fazenda da Paz, no bairro da Posse, em Teresópolis. O incidente provocou transtornos no trânsito local e causou oscilações no fornecimento de energia elétrica, afetando moradores e motoristas que circulam pela via. Esse foi um dos casos do tipo nos últimos dias, deixando quem mora nesse e bairros vizinhos, como Campo Grande e Arrieiro, sem energia em vários momentos.
De acordo com moradores, a queda da árvore de maior porte ocorreu em meio a condições climáticas adversas, com chuva e rajadas de vento – situação recorrente neste período do ano. Com galhos apoiados sobre os cabos de energia, o trecho passou a oferecer risco à população, além de dificultar a passagem de veículos.
Integrante da Associação de Amigos e Moradores da Posse (AMAPOSSE), o morador Louis Capelle alertou para os perigos e os prejuízos causados por episódios como este. “Não é um caso. No período chuvoso, com ventanias, esse tipo de ocorrência se repete e coloca em risco a segurança dos moradores. Além dos transtornos no trânsito, há prejuízos materiais e o risco de acidentes graves com a rede elétrica”, afirmou.

Capelle também cobrou uma atuação mais efetiva da concessionária responsável pelo fornecimento de energia. “É fundamental que a ENEL faça uma manutenção preventiva adequada, com poda regular das árvores próximas à fiação. A população não pode continuar exposta a esse tipo de situação”, disse.
Moradores relatam ainda “piques” de energia e quedas momentâneas no fornecimento, o que pode danificar eletrodomésticos e comprometer atividades comerciais na região. O Diário entrou em contato com a Enel no início da tarde desta segunda-feira (26), sendo informado através da Assessoria de Comunicação da Concessionária que uma equipe seria enviada ao local o mais breve possível para realizar a remoção da árvore e galhos ao longo da ‘Estrada da Posse’, como também é conhecida essa via.








