Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Retorno dos eventos de rua movimenta o turismo em Teresópolis

Próximos meses com atividades para toda a família e diferentes públicos no município

@ninabenedito

Após um jejum de dois anos em função da pandemia do Coronavírus, prejudicando vários setores produtivos da cidade, os eventos de rua retomam as suas atividades em um vasto calendário para todo tipo de público e movimentam a economia do município. Em entrevista ao “Programa da Nina”, na Diário TV, o promotor Azra El Akbar, Diretor de Eventos do Teresópolis Convention, falou com entusiasmo sobre o retorno as atividades. “Estamos de volta, graças a Deus, e estou muito feliz por esse retorno. A pandemia matou o entretenimento naquilo que ele se propõe, o calor humano”, conta Azra. “A gente já vem retornando com o entretenimento de forma privada principalmente, mas agora a gente conseguiu trazer a questão do entretenimento público, uma vez que a vacinação está acelerada, que o próprio uso de máscara deixou de ser obrigatório, isso é o prenúncio de que as coisas estão se normalizando”, completou. Ainda segundo o Promotor, os eventos de rua, que são gratuitos e democráticos para a população e para o turista, são um exercício da vocação de Teresópolis, além de proporcionar alegria, felicidade e lazer ao teresopolitano. “A maior ferramenta de captação turística para a cidade, são os eventos. Como Diretor do Convention na parte de eventos, eu fico extremamente feliz e esperançoso de que a gente está realmente retomando a nossa normalidade”.

Além de destacar as vantagens da retomada dessa programação, Azra falou a importância das parcerias em prol do crescimento do município. “A gente tem feito alguns eventos muito importantes no Hotel Le Canton, e quando a gente anuncia, a Diário mesmo é uma grande parceira nossa, dá toda a visibilidade, a gente tem um alcance incrível graças a essa parceria, sou muito grato, sei da importância do Grupo Diário para que a gente concretize os nossos objetivos”, disse.

A importância para a cidade
“É importante que as pessoas entendam o que os eventos movimentam. Primeiro que os eventos de rua não têm investimento público, custam zero reais para a prefeitura, muito pelo contrário, a gente paga por cada evento um alvará de mais de R$ 2 mil, enquanto uma empresa paga R$ 600 para funcionar o ano inteiro, além disso a gente paga 5% de ISS, e a gente ainda faz uma contrapartida para o município, uma benfeitoria para o local que tenha a necessidade”, explica.

Lupulando, um carnaval familiar
De 21 a 24 de abril será realizado na Praça Nilo Peçanha, no Alto, o evento Lupulando, marca criada pela prefeitura em 2019. Trata-se de um evento de cervejas artesanais e gastronomia de rua, um carnaval diferente focado na família com espaço kids e petfriendly. “A nossa contrapartida para o município é de arrumar o lago da praça que está desativado. A gente deixa um legado muito importante para o município”

A Praça Nilo Peçanha será placo do Lupulando no carnaval

Lazer, turismo e divisas
“O turismo traz divisas novas, o turista que vai chegar a Teresópolis não vai comer um hambúrguer, tomar uma cerveja e ir embora. Ele vai se hospedar, virá com amigos, ou com a família, vai ao shopping, num restaurante, comprar na feirinha, vai aos aparelhos turísticos da cidade, nas cachoeiras, vai fazer o turismo rural , enfim, vai trazer dinheiro para o município, vai fazer a economia girar. Dinheiro novo é o que enriquece um município”, afirma Azra

Ponto de vista social
Ainda segundo Azra, os eventos geram empregos diretos e indiretos, além dos extras que são contratados para a cadeia hoteleira que contratam funcionários extras para atender a demanda de pessoas que vem a Teresópolis. “O último evento privado que fizemos foi o show do Nando Reis. Diretamente nós contratamos 148 pessoas, fora as contratações efetuadas pelo hotel Le Canton e os funcionários dos fornecedores que prestaram serviço para o evento”, atenta.

Mão de obra local
“A gente está movendo toda a cadeia produtiva da cidade, contratamos todo o pessoal da cidade, nós tentamos colocar 100% dos expositores locais, ainda não é possível principalmente depois da pandemia porque muita gente quebrou, então, eu preciso buscar fora para que o evento também se pague”, diz Azra.

Choco Serra, de 21 a 24 de abril
O evento é uma realização da prefeitura e acontecerá no Sesc Alpina, no mesmo período do Lupulando. Em uma ponta da cidade o morador e o visitante terão uma proposta mais cervejeira, em ambiente aberto, e no bairro do Golf , outra proposta mais focada na tradição do chocolate em Teresópolis, sendo também é um evento familiar. “Que possa retomar a força que a Choco Serra sempre teve, uma representatividade para o segmento de chocolate. Em termos de entretenimento, Teresópolis nesse carnaval vai estar recheado de opções familiares”, diz o promotor.

Show do Diogo Nogueira
Outro tipo de evento muito esperado é o show do sambista Diogo Nogueira, filho de João Nogueira, ídolo nos anos 70 e 80 e falecido em 2000. O show ocorrerá no dia 07 de maio, Dia das Mães, no Hotel Le Canton. “Um artista muito carismático e talentoso, tem tudo para ser um show incrível, assim como foi o show do Nando Reis. Teremos dois grupos se apresentando com três shows na verdade, antes da apresentação de Diogo Nogueira”, conta Azra. Os portões serão abertos às 17h para receber o público com conforto. O Parque Magic estará funcionando, além dos visitantes poderem desfrutar do espaço amplo bucólico . O palco será em 360 graus no meio do campo, permitindo que todo o público possa assistir o artista, além de um cardápio especial de comida de boteco. Os ingressos serão vendidos através da plataforma Sympla e ainda pelo link da bio do Instagram do Hotel Le Canton e do promotor Azra El Akbar. Pista, camarote e mesa estarão disponíveis para a compra on line.

7ª edição do Serveja
Ocorrerá de 13 a 15 de maio, na Praça Olímpica e Parque Regadas, mais um evento totalmente familiar. “Um propósito nosso nos eventos de rua é a preocupação com a limpeza, a segurança, com espaço para crianças, com mesa e cadeira – lógico que quando lota, a gente não vai conseguir atender a todo mundo – mas, em boa parte do evento, todos conseguem sentar, a gente pensa no que pode trazer de melhor em termos de comodidade e conforto para uma pessoa que vai pra rua prestigiar o evento. “Nos mesmos moldes das outras edições, o evento contará com vários Food Trucks e uma infinidade de variedades de comida de rua, além das cervejas artesanais sucesso absoluto em todas as edições. Não esquecendo dos vários shows que acontecerão durante todos os dias do Serveja”, pontua o organizador.
“Geralmente no entorno do centro da cidade, na Várzea, o visitante não vai. O turista que está morando em Teresópolis, agora está conhecendo o centro, o turista em sua maioria, chega e fica no Alto ou vai para a zona rural da cidade, e o comerciante sente isso na ponta. Quando o Serveja acontece, há um movimento de pessoas novas na Várzea, esse é o feedback que eu recebo da maioria esmagadora dos empresários e comerciantes”, enfatiza.

100% de músicos locais
“Todos os músicos dos eventos são de Teresópolis. Quem faz esse cardápio musical é o meu irmão Oahu e eu agradeço muito aos artistas que entendem e compram a nossa ideia e também veem a oportunidade de divulgar o seu trabalho. No Lupulando serão 12 bandas da cidade alegrando de dez a vinte mil pessoas nos dias de evento. É uma parceria bem bacana, uma via de mão dupla, e o valor que isso tem, é imensurável, tanto pra mim, porque eles são peças fundamentais e importantes do evento, tanto pra eles, pro trabalho, o reconhecimento, a divulgação e pra que eles possam fechar novos negócios”, finaliza.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Domingo de Páscoa com mais lazer e diversão para as famílias e crianças

Parque Nacional divulga restrições de acesso à trilha da Pedra do Sino

Estádio do Teresópolis F.C. é retomado e reacende debate sobre patrimônio esportivo

O que fazer em Teresópolis no Feriadão da Semana Santa

Festival gastronômico no próximo sábado no Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE