Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rio Open: começa maior evento de tênis da América do Sul, realizado via Lei de Incentivo ao Esporte

Governo do Estado marca presença na competição com espaço exclusivo da Secretaria de Esporte e Lazer e ação do RioSolidario em prol das vítimas das enchentes

Neste sábado (18/2), terá início um dos maiores eventos do calendário esportivo do estado: o Rio Open chega à nona edição com estrelas do tênis mundial na disputa, entre elas, o espanhol Carlos Alcaraz, número dois do ranking mundial. Realizada no Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, Zona Sul carioca, a competição terá um espaço exclusivo do Governo do Estado, que é parceiro da iniciativa com investimentos de R$ 13,8 milhões via Lei de Incentivo ao Esporte, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da empresa Claro.

Para o governador Cláudio Castro, a realização do maior torneio de tênis da América do Sul – e único da ATP no Brasil – comprova o perfil do Rio para sediar grandes eventos esportivos.

– O estado do Rio é vocacionado ao esporte, e eventos como esse sinalizam a retomada da nossa credibilidade para receber grandes competições. São iniciativas como essa que trazem um ciclo virtuoso para a nossa economia, turismo e desenvolvimento do esporte. A competição ainda acontece no período do Carnaval, fomentando ainda mais o movimento no nosso estado. Sejam todos bem-vindos! – ressaltou o governador Cláudio Castro.

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, reforça a importância da Lei de Incentivo ao Esporte e destaca que, além de ajudar o Rio de Janeiro a se consolidar como palco de grandes competições esportivas, promove ainda diversos setores da sociedade por meio das contrapartidas sociais previstas na legislação.

– A Lei de Incentivo é um instrumento fantástico que o governo do Rio disponibiliza porque permite a viabilidade de grandes eventos e garante a fixação social das ações geradas. O Rio de Janeiro tem a parceria com o Rio Open por meio dessa lei desde a sua primeira edição e o legado deixado pelo evento ao longo desses anos é enorme – afirmou o secretário.

São esperadas cerca de 60 mil pessoas durante os nove dias de competições, do dia 18 ao dia 26. Além de assistirem a grandes atletas estrangeiros, os torcedores brasileiros terão a oportunidade de assistir aos últimos lances do paulista Thomaz Bellucci, que já anunciou que a competição marcará sua despedida do tênis profissional.

No primeiro fim de semana (dias 18 e 19), acontece a disputa do qualifying. Já a partir de segunda-feira, dia 20, tem início a chave principal do torneio, com o grande campeão sendo conhecido no domingo, dia 26.

Solidariedade em jogo

Localizado na parte batizada de Leblon Boulevard, o espaço exclusivo do Governo do Estado conta com uma área de conveniência onde os visitantes poderão viver a experiência de uma partida de tênis virtual por meio de jogos eletrônicos. No local também será promovida a campanha “Chuva de Solidariedade”, do RioSolidario, em prol das vítimas das chuvas, com coleta de alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de limpeza e higiene pessoal. Toda a arrecadação será destinada para mais de 1.300 organizações cadastradas que realizam um trabalho junto a famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.

Torneio Winners abre o evento e dá oportunidade a atletas de projetos sociais

Desde a primeira edição, em 2014, o Rio Open apoia iniciativas sociais e acredita no poder transformador por meio do esporte. O Torneio Winners, que teve início no dia 15 e vai até o dia 19, é voltado especialmente para crianças e jovens que frequentam os projetos Escolinha Fabiano de Paula, Futuro Bom e Tênis na Lagoa, todos parceiros da competição, além do Núcleo Esportivo Rio Open.

Os participantes também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open, e alguns deles vão fazer parte da equipe de Ball Kids, os famosos “boleiros”. Grandes nomes do esporte, como o suíço Roger Federer e o canadense Denis Shapovalov, já foram boleiros quando criança.

Além disso, 16 jovens dos projetos serão treinados para atuar nas áreas de Controle de Acessos, Alimentação e Bebidas, Entretenimento, Tecnologia, Vestiário, Logística e Merchandising do Rio Open 2023.

Favela no saibro

Nesta edição, além dos projetos sociais já contemplados por meio da Lei de Incentivo, jovens do Complexo do Alemão terão a oportunidade de assistir, pela primeira vez, a uma disputa internacional de tênis. Mais de 40 alunos do projeto Favela Tênis vão receber, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e pela Suderj, convites para o evento.

São jovens de 9 a 23 anos que têm aulas de tênis e de francês, por uma iniciativa que acredita que a ocupação dos espaços e a garantia das oportunidades vai além da prática esportiva. O projeto leva seus alunos a conhecerem lugares fora da comunidade, visto que na maioria dos casos, são jovens que nunca tiveram a oportunidade de ocupar outros espaços.

– Uma vez nós levamos alguns alunos para treinar na quadra da Lagoa Rodrigo de Freitas e um deles, que já tinha 17 anos, achou que nós estávamos em Madureira. Nós queremos que todos possam conhecer o lugar onde vivem, que possam expandir os horizontes e sonhar grande. O esporte é uma ferramenta para abrir mais portas e ir mais longe – disse Ruan Melo, idealizador do projeto.

SERVIÇO

Evento: Rio Open
Local: Jockey Club Brasileiro – Rua Mário Ribeiro, 410 – Lagoa, Rio de Janeiro

Torneio Winners:

15/02 – 8h às 13h
16/02 – 8h às 12h
17/02 – 8h às 11h
20/02 – finais – 10h

Treinamento de boleiros:

15 a 17/02 – 15h às 17h

Rio Open 2023 – 18 a 26 de fevereiro

18 e 19 – Qualifying – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h
20 a 23 – 1ª e 2ª rodadas – duas sessões 16h30 e 19h – abertura dos portões às 15h
24 – Quartas de finais – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h
25 – Semifinais e final de duplas – sessão única 17h – abertura dos portões às 15h
26 – Final – sessão única 17h30 – abertura dos portões às 15h

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE