Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

Trabalho voluntário tem apoio de secretarias de Turismo e instituições que visam o crescimento do segmento

Fruto de um trabalho totalmente voluntário, idealizado e realizado por ciclistas de Teresópolis, a Rota Serra Verde de Cicloturismo, que tem como ponto de partida e chegada nosso município, está em nova etapa de sinalização. Depois das setas amarelas, marca conhecida mundialmente em caminhos de peregrinação, inspirada em Santiago de Compostela, estão sendo instaladas placas em locais onde não é possível pintar os indicativos do caminho. Elas também estão entrando em pontos onde é necessário informar destinos diferentes para os viajantes e possíveis carros de apoio, como no trecho próximo ao famoso Rancho do Manoel do Queijo, já chegando em Nova Friburgo. Além da comissão organizadora desse projeto, outros ciclistas de Teresópolis têm se voluntariado para ajudar na instalação dos mourões e placas, além de contribuir com a cotização para outros custos para a implementação da rota.
Inspirada no famoso Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, que anualmente leva milhares de pessoas para Santa Catarina, a Rota Serra Verde tem como objetivo mostrar que a Região Serrana do Rio de Janeiro também tem enorme potencial para atrair esse tipo de visitante. E pelo que se percebe, mesmo que empiricamente, muito mais belezas naturais e históricas, daquelas que costumam encantar aqueles que buscam uma vida mais leve e colorida do que a correria do cinza dia-a-dia nas grandes cidades. Afinal, temos aqui a Serra dos Órgãos, os Três Picos, icônicas construções do sistema ferroviário, rios caudalosos, lavouras diversificadas e um povo extremamente receptivo, entre tantas outras possibilidades nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Sumidouro, atravessados pelo circuito ciclístico.

Recursos para os municípios
Se para o cicloviajante atravessar túneis históricos, se refrescar em rios límpidos e cristalinos, sentir o cheirinho da lavoura ou contemplar formações rochosas impactantes será uma grande experiência de vida, para quem reside ou trabalha ao longo da Rota Serra Verde, o sucesso desse caminho pode representar aumento na sua fonte de renda ou mesmo a criação de negócios que ainda não existem, como mais pousadas e hotéis, bares e restaurantes, além de lojas de lembranças relacionadas ao percurso.

Apoiadores
A comunidade ciclista de Teresópolis tem dado total apoio ao projeto iniciado através da Associação Bike Terê. Também têm sido parceiros fundamentais para a realização da Rota Serra Verde as secretarias de Turismo de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, além de instituições do mesmo segmento que realmente têm interesse em ver o crescimento de um novo nicho na região. Em Petrópolis, também dá suporte a associação de ciclistas local, a ACIPE. Empresas como a Mont Baron e a Unitintas também colaboraram com materiais para a sinalização.

Saiba mais
A Rota Serra Verde tem 235 quilômetros de extensão e 4526 metros de altimetria acumulada, com ponto de partida na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e chegada no Mirante do Soberbo. Pode ser percorrida em até quatro dias, dependendo da disposição e tempo livre do cicloviajante. Saiba mais sobre o roteiro, pontos de parada, dicas de hospedagem e orientação no site www.rotaserraverde.com.br

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Teresópolis recebe espetáculo “A Pequena Sereia no Teatro”

Polícia Militar recupera duas motos furtadas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE