Nesta quinta-feira, 23/12, foi inaugurado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresópolis. Com sede na Tijuca, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, o SAMU é um serviço gratuito que oferece pré- atendimento por telefone e socorro nas residências e espaços públicos para casos de urgências medicas.
O atendimento é 24 horas, 7 dias por semana, pelo número 192 e pela linha auxiliar (24) 2244-4150. Duas ambulâncias UTI foram adquiridas exclusivamente para a prestação de serviço de socorro.
Na Praça Olímpica, após a cerimônia de inauguração, foi realizada uma simulação de atendimento pela equipe de profissionais de Saúde.
O SAMU funcionará durante 24h, de forma ininterrupta, na realização de atendimentos e resgates de pacientes em situações de urgência-emergência, onde haja a necessidade de intervenção especializada imediata. Após a remoção, o paciente será encaminhado para unidades de saúde com atendimento de pronto-socorro.
O SAMU Teresópolis será coordenado pela Central de Regulação de Urgências (CRU), localizada em Petrópolis, que será a responsável por definir as prioridades e despachar as ambulâncias. Outras emergências continuarão sendo competência do Corpo de Bombeiros, como: acidentes de trânsito com feridos; ferimentos por arma de fogo ou arma branca; agressão; quedas com ferimentos e fraturas; ataques de animais; choques elétricos graves; afogamentos e queimaduras.
“É um serviço de extrema relevância e vai ajudar a desafogar o serviço do Corpo de Bombeiros, ajudar no resgate de possíveis vítimas em estradas e ruas e o atendimento domiciliar. Hoje, no município, nós temos muitos idosos que precisam do atendimento domiciliar do SAMU e todos serão melhor atendidos a partir de agora”, explica o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.
Simulação de atendimento
No mesmo dia, a partir das 16h, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a simulação de um pré-atendimento de emergência do SAMU. O exercício aconteceu na Praça Olímpica (Várzea).
A simulação contou com duas ambulâncias equipadas exclusivas do SAMU e com guarnições do plantão. Foi atendido um caso de mal-súbito, dentro de um ônibus.
“É uma satisfação muito grande poder estar fazendo parte desta equipe e da história do serviço do SAMU no município”, agradeceu o Coordenador do SAMU, Pablo Féo.