Painel indica que quase 25 mil teresopolitanos não compareceram para a segunda dose
Nesta quinta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica à Saúde, realizou 17 atendimentos por meio da ação “Consultório na Rua”, no Bairro de São Pedro. Composta por equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo e agente social, os profissionais atenderam a população de rua na Praça dos Expedicionários, em frente à Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah, e também na Associação Beneficente Sopão, em Bom Retiro. Foram feitos seis atendimentos de acolhimento e orientação e ainda houve 11 vacinações contra a Covid-19.
O “Consultório na Rua” foi lançado pela Prefeitura Municipal de Teresópolis em 17 de julho de 2019, cumprindo a Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os profissionais do Consultório na Rua se baseiam na unidade de saúde do Rosário.
Números da Covid-19 em Teresópolis
A última atualização do Painel-Covid-19 em Teresópolis, no dia 08, indica uma grande redução no número de novos casos da doença no município. No período de 24 horas, foram anotadas apenas duas ocorrências da doença – lembrando que pouco mais de um mês atrás, com o avanço da variante Ômicron, chegamos a registrar quase 900 no mesmo espaço de tempo. Em relação às internações, o Painel indicava que havia apenas uma pessoa hospitalizada, em leito de UTI e intubada.
Assim como mundo afora, tais baixas são reflexo da vacinação. Um ano atrás, por exemplo, com a imunização ainda engatinhando, centenas de teresopolitanos precisaram ser transferidos para atendimento clínico em hospitais de outros municípios, além de número de óbitos altíssimo. Até o momento, os números da vacinação em Teresópolis são os seguintes: 147.048 pessoas (81,3%) receberam a primeira dose. Dessas, 122.352 (67,6%) também receberam a segunda e estão completamente imunizadas. Isso mostra que é alto o número de moradores locais que não procuraram as unidades de saúde para fechar o procedimento, ou seja, 24.696 ainda precisam da segunda imunização. Em relação a vacina de dose única, da Jansen, Teresópolis aplicou apenas em 2,31% do público esperado (4180 doses). Para a dose de reforço compareceram apenas 44.530 pessoas (24,6%), lembrando que, nesse caso, ainda há calendário em curso.
Foto: AsComPMT
Foram feitos seis atendimentos de acolhimento e orientação e ainda houve 11 vacinações contra a Covid-19