Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Se não fosse o parque, a Pedra da Tartaruga hoje não existiria”

Flávio Castro destaca a importância da criação do PNMMT e também sobre a ideia de uma nova estrada ligando Teresópolis a Guapimirim, via Jacarandá

Entrevistado do “Mochileiro Podcast”, da Diário TV, o secretário municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, Flávio Castro, falou sobre a criação de dois parques que abrangem o município – o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque Estadual dos Três Picos – e o prejuízo ambiental e de qualidade de vida que poderia ser causado caso não existissem tais unidades de conservação ambiental. Na entrevista, conduzida por Marcello Medeiros, Castro exemplificou como poderia ser hoje a região onde está a icônica Pedra da Tartaruga, que por décadas foi vítima da exploração irregular e muitas vezes criminosas de pedras. “A Tartaruga não existiria mais. Do jeito que vinha sendo conduzida essa situação, não haveria mais Tartaruga, porque há um mercado muito grande para esse tipo de rocha”, pontuou Flávio, um dos responsáveis pela criação e manutenção desse parque, que data de 06 de julho de 2009.

“É totalmente inviável. Além do Três Picos ser uma unidade de proteção integral, portando não permitindo esse tipo de intervenção, economicamente também seria fora da realidade”, pontuou Flávio sobre a ideia de atravessar a Floresta do Jacarandá com uma nova estrada


O secretário de Meio Ambiente também destacou a força da equipe da SMMA e funcionários do parque para que ele chegasse aos seus 14 anos de história e muitas conquistas, sem esquecer a importância da participação dos montanhistas e visitantes nesse sucesso. Outro tópico foi a ampliação da sede Santa Rita, que está realizando procedimentos técnicos para anexar mais uma grande área ao parque, além de falar sobre investimentos turísticos para essa setor do Montanhas de Teresópolis.


Alguns anos antes de iniciar o processo embrionário do PNMMT, Flávio Castro foi gestor – aliás, o primeiro – do Parque Estadual dos Três Picos. Sobre a maior unidade de conservação ambiental do estado do Rio de Janeiro, ele comentou sobre um projeto que, em tempos eleitoreiros, costuma assombrar um dos trechos mais bonitos e ecologicamente importantes do PETP, a Floresta do Jacarandá. Trata-se de uma ideia, dos final dos anos 70 e difundida no início dos 80, da construção de uma estrada ligando Teresópolis a Guapimirim cortando esse importante fragmento de Mata Atlântica: “É totalmente inviável essa estrada. Além do Três Picos ser uma unidade de proteção integral, portando não permitindo esse tipo de intervenção, economicamente também seria fora da realidade”, pontuou. Assista a entrevista na íntegra no canal da Diário TV no YouTube.

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE