Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sebrae apresenta o seminário Empretec na Alterdata

Metodologia da ONU é considerada uma das mais vitoriosas do mundo, e é voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor

Anderson Duarte

Quase todo teresopolitano conhece um “Empreteco”, o carinhoso nome dado ao participante do Seminário Empretec, do SEBRAE, e este conhecido é sempre um grande defensor e propagador das ideias e projeções que o curso oferece. Mas o que será que proporciona tanto sucesso ao programa? Que tipo de segredo guarda o seminário para promover tantas mudanças e embutir nestes participantes tanta confiança e vontade de crescer? As perguntas não são tão simples de serem respondidas, mas quem explica o que acontece, em parte, dentro do curso é a responsável pelo programa em nossa cidade, a consultora Anna Carolina Plassing, apaixonada confessa da metodologia e entusiasmada propagadora dos ideais Empretecos.
A palestra do próximo dia 04 de abril, que acontece no auditório da Alterdata, tem como objetivo principal apresentar um dos melhores treinamentos em empreendedorismo do país. “A capacitação é importante para sua empresa e você já sabe disso. Quanto mais preparado o empreendedor estiver para enfrentar os desafios do dia a dia, mais sucesso ele terá. O Empretec vai te ajudar a gerar mudanças na sua vida e na da sua empresa, e essas transformações poderão ser visualizadas em números. Uma pesquisa com antigos participantes mostrou um acréscimo médio de R$ 24,6 mil por mês no faturamento de seus negócios. Mais de 90% dos entrevistados confirmaram o aumento dos lucros após a conclusão do seminário”, explica Anna Carolina.
No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo SEBRAE e já capacitou cerca de 250 mil pessoas, em mais de dez mil turmas distribuídas pelos Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de dez mil participantes e aqui em Teresópolis já foram feitas até quatro edições por ano. Segundo pesquisa do Sebrae realizada com 3.482 clientes atendidos em 2015, a satisfação geral com o Empretec é muito positiva, com nota média de 9,1 pontos, sendo que 74% estão muito satisfeitos (atribuíram notas 9 ou 10). Para o público que mesmo após o Empretec ainda não empreendeu (empregados, autônomos, desempregados, estudantes, aposentados, servidores públicos), a percepção de melhoria na empregabilidade é elevada, alcançando 85%. A renda atual pós-empretec desse público é maior para 42% e igual para 51% dos entrevistados. A maior parte das empresas, após a participação no Empretec, registrou um aumento no faturamento mensal.
São 60h de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base dez características comportamentais: Busca de oportunidade e iniciativa; Persistência; Correr riscos calculados; Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e rede de contatos e a Independência e autoconfiança. “Antes de iniciar o programa, é realizada uma entrevista, composta de perguntas sobre situações do seu cotidiano. Não é de caráter psicológico, é sigilosa, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato. Isso vai auxiliar o SEBRAE, durante o Seminário do Empretec, nas orientações para o grupo de pessoas selecionadas. Após a entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário, e pode então, se matricular para o Empretec, mediante o pagamento da taxa”, explica Anna Carolina que aproveita para convidar a todos os teresopolitanos a participarem da palestra do próximo dia 04 de abril, no auditório da Alterdata.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega a 1117 casos confirmados em 2024

Prefeitura não cumpre mais um prazo de reabertura do hemonúcleo

Parque do Ingá continua esquecido pela “gestão”

Prefeitura de Teresópolis tem a luz religada por força de liminar

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE