Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Meio Ambiente investiga “cor vinho” nos rios de Teresópolis

Substância desconhecida pode ter sido despejada na região do Meudon

Juliana Ludwig

Na manhã desta sexta-feira (19), moradores registraram o despejo de um produto ainda não identificado no rio que corta a Rua Tenente Luiz Meireles, em Teresópolis. O curso d’água foi visto com coloração semelhante a vinho, o que gerou preocupação entre a população. Segundo relatos, a substância teria vindo da região do bairro Meudon.
Imagens do ocorrido circularam rapidamente pelas redes sociais, chamando atenção para a gravidade do caso. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a origem ou o tipo de produto despejado no rio.
Em entrevista à Diário TV, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maia, comentou a situação: “Recebemos a denúncia por volta de meio-dia desta sexta-feira (19) e, de imediato, interrompemos um roteiro de fiscalização para deslocar nossa equipe ao local, no bairro Meudon. Neste momento, estamos vistoriando todas as empresas situadas ao longo do rio, com o objetivo de identificar a autoria do despejo.”

Em entrevista à Diário TV, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maia, comentou a situação. Foto: Isla Gomes/O Diário

Crime ambiental
O Secretário também destacou que esse tipo de ação é configurado como crime ambiental: “Teresópolis sofre há décadas com esse tipo de ocorrência: não só o despejo irregular em rios, mas também descarte de entulho, movimentação de terra sem licença e supressão de vegetação. Desde o início da nossa gestão, já aplicamos quase R$ 2 milhões em multas, encaminhamos dezenas de ocorrências ao Ministério Público e muitas delas se tornaram inquéritos civis.”
Leonardo reforçou que, no caso específico, ainda é cedo para identificar os responsáveis ou a substância descartada. “A equipe segue apurando o caso em parceria com o INEA e, segundo Maia, a legislação prevê multa e outras sanções aos envolvidos quando a autoria for confirmada.”

Denuncie
Qualquer pessoa pode acessar o Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve) por meio do site – www.teresopolis.rj.gov.br –. Você também pode baixar um aplicativo em seu smartphone, podendo fazer sua solicitação 24h, todos os dias da semana. Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral (Av. Lúcio Meira, 375, sala 105 – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h (durante a vigência de decreto municipal de enfrentamento à pandemia); os telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br.


Edição 08/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Frente fria derruba árvores e causa alagamentos no Rio de Janeiro 

Ciclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná 

Vendaval e chuva interditam estradas de acesso à Teresópolis

Enquanto reforma não ocorre, situação é cada vez pior na Calçada da Fama

Decoração natalina do Novilho de Ouro vira atração turística em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE