Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Três nascentes com água imprópria para consumo

Uma está seca e outras nove foram liberadas pela secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico da qualidade da água, realizado nesta terça (8) e na quarta (9), em 13 fontes da cidade. Pelas amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Granja Guarani, Taumaturgo e Tijuca estão impróprias para consumo.

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o controle e a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Edição 23/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quiosque das Lendas, um pedaço da nossa história que segue esquecido

Pedra Alpina, uma trilha para conhecer e valorizar nosso Parque Municipal

Morre no Rio de Janeiro o cartunista Jaguar, aos 93 anos

Câmara atualiza relação de locais para funcionamento de bares e restaurantes em Teresópolis

Estacionamento irregular lidera infrações de trânsito em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE