Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Seeduc promove encontro com secretários municipais de Educação

“Integração das Redes” teve como objetivo estreitar laços entre estado e municípios

Um momento de reflexão e muita troca de conhecimentos. Na última quinta-feira (30), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), na Cidade Nova, Zona Central do Rio, os gestores da pasta receberam os secretários municipais de Educação de todo o estado no evento “Integração das Redes”, com o intuito de estreitar os laços e promover um processo de educação emancipadora neste ano que se inicia, fortalecendo o regime de colaboração entre os diversos municípios e o estado, e garantindo que as políticas educacionais sejam implementadas de maneira eficaz e alinhadas às necessidades locais. “É muito importante esse momento de integração, esse momento de conhecimento das políticas públicas. Esse é o nosso regime de colaboração. Estamos avançando nas novidades, construindo essa ponte, esse diálogo permanente. Este é um ano importante, de provação. Quando a gente se olha pela educação, o aprendizado se multiplica, e os sonhos ganham força”, declarou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Com foco na melhoria contínua da qualidade do ensino, são desenvolvidos planos, como a Governança Permanente de Cooperação Educacional Fluminense, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelo Plano Estadual de Educação (PEE). Empenhada em promover a instrumentalização técnica dos municípios, com ações como a distribuição de materiais didáticos para alunos e professores, a Seeduc realiza encontros e diversos projetos, com o objetivo de extrair o máximo de informações e boas práticas nesta conexão entre municípios e estado. “Desde quando fui eleito pela primeira vez, tenho brigado por essa união e vejo que agora deu certo. Essa gestão do estado entende que a alfabetização é a base para que a criança chegue como jovem no Ensino Médio com mais capacidade de aprender”, enfatizou Osório Luís Figueiredo de Souza, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Durante o encontro, foram mostradas as ferramentas produzidas pelo órgão estadual, bem como apresentada a estrutura do Ministério da Educação para apoio técnico na elaboração dos Planos Municipais de Educação. Também foi apresentado o “Bora Pra Escola”, Pacto Estadual pelo Enfrentamento às Causas da Infrequência, do Abandono e da Evasão Escolar no estado do Rio de Janeiro, que visa incentivar os estudantes a concluírem seus estudos, em busca de melhores condições de vida. A alfabetização, a atratividade e a busca ativa escolar são pilares de sustentação do pacto.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi outro tema abordado nesta reunião, com a apresentação do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC) e da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, além de alguns dos objetivos já conquistados. Em 2024, os municípios fluminenses se destacaram e receberam o Selo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, com excelentes desempenhos relacionados aos itens desta proposta. No total, 37 agraciados com o Selo Ouro, 20 com o Selo Prata e outros 11 com o Selo Bronze. Hoje, 100% dos municípios fluminenses já aderiram ao programa.

Edição 09/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Athos: investigações indicam rixas e planos de assassinatos

Bairro do Alto pode ficar sem agência dos Correios

Unidade K9 da Guarda Civil de Teresópolis ganha agilidade no apoio às forças de segurança

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 10

Prefeito de Teresópolis apresenta balanço de 100 dias de governo na Câmara de Vereadores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE