Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Segurança reforçada em Teresópolis para garantir a tranquilidade no Carnaval

Polícia Militar, Civil, PRF e Guarda Civil Municipal empenhadas em ruas, avenidas e estradas

Luiz Bandeira

No Carnaval, enquanto a população se reúne para curtir as festividades de Momo, as forças de segurança redobram a atenção para garantir a segurança durante os eventos realizados em vias públicas. Para tanto, o Governo do Rio de Janeiro mobilizou a Polícia Militar e a Polícia Civil para garantir a segurança e o bem-estar de quem vai curtir o Carnaval. O reforço no aparato poderá ser visto nas vias onde houver desfiles de blocos, escolas de samba e shows em todo o território fluminense. O governador Claudio Castro destacou a relevância do carnaval para o estado e garantiu empenho pela segurança da população. “O Rio de Janeiro sempre foi sinônimo de Carnaval e alegria. É a nossa essência! Por isso, trabalhamos duro nos últimos meses para que essa festa transcorra da melhor maneira possível e seja inesquecível para quem estiver no nosso estado nesse período tão importante para a nossa economia” afirmou Cláudio Castro.
Ao mesmo tempo, a Polícia Militar colocou em prática a Operação “Cerco Total” com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade na Região Serrana. A operação, coordenada pelo 7º Comando de Policiamento de Área (7ºCPA), que reúne o 11º BPM (Nova Friburgo), 26º BPM (Petrópolis), 30º BPM (Teresópolis) e o 38º BPM (Três Rios). Outras forças de segurança também participam do “Cerco Total”, como a Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. As operações serão intensificadas no período de Carnaval, principalmente nas estradas. A ação tem como objetivo diminuir os índices de criminalidades, como roubos de veículos e de carga e tráfico de drogas em toda Região Serrana. A Operação Lei Seca está nas ruas com 216 agentes em 53 veículos, para reprimir motoristas embriagados.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou também que o planejamento operacional vai reunir o maior efetivo dos últimos anos. De forma extraordinária, foram mobilizados cerca 11,5 mil PMs, efetivo 15% superior ao empregado no ano passado. Esse reforço proporcionará um contingente de 14 mil policiais por dia. Já a Secretaria de Polícia Civil explicou que três mil agentes estarão de prontidão em todo o estado durante o período do Carnaval, com um reforço diário de 50% do efetivo na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo e nas 14 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher.

Combate ao assédio contra a mulher
O Governo do Estado também preparou uma grande ação para combater o assédio contra as mulheres no Carnaval. E, por meio da Secretaria da Mulher, lançou uma campanha cujo slogan é “Ouviu um não? Respeite a decisão”. A iniciativa frisa que atitudes como puxar o cabelo, braço e a fantasia são caracterizadas como assédio e destaca a importância do aplicativo Rede Mulher. Baixado gratuitamente no celular, a ferramenta tem um botão de emergência que aciona eletronicamente o 190, da Polícia Militar. Aliás, PMs da Patrulha Maria da Penha – que assiste mulheres com medidas protetivas – estarão fazendo ações diárias em várias cidades. O Programa Empoderadas e a Fundação para a Infância e ao Adolescente (FIA) também vão distribuir materiais informativos sobre abordagem para acolhimento e orientações para os responsáveis, entre outros temas.

30º em ação
Já o 30º Batalhão está atuando com reforço aqui em Teresópolis, em Carmo, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro, para garantir a segurança dos foliões. Em entrevista recente ao Diário de Teresópolis, o Comandante do 30º Batalhão Tenente Coronel Alex Soliva falou sobre as estratégias para a segurança da área de atendimento da unidade. “Primeiro a produção de conhecimento, inteligência e realmente apurar para saber onde o crime está acontecendo, quem está cometendo e quem está de fato usufruindo destes fatos delituosos e a constante mudança nas formas de policiamento, isso é imprescindível para que a gente obtenha êxitos que nós vimos obtendo ao longo desse período”.
Na ocasião, Coronel Soliva pontuou ainda os desafios para manter a tranquilidade da cidade em 2023. “Reduzir ainda mais indicadores tão reduzidos que nós já temos na região, de fato isso é um desafio muito grande. Nós temos uma sociedade muito ordeira, uma sociedade que participa da segurança, um caso bem particular aqui na cidade de Teresópolis. É tentar reduzir ao máximo o que a gente pode”, frisou o Comandante do 30º BPM, Tenente Coronel Alex Soliva.

Apoio
Além da PM e PCERJ, PRF e Guarda Civil Municipal mantém operações reforçadas nesse período. A Polícia Rodoviária Federal está agindo em pontos com maior incidência de acidentes e crimes. A GCM mantém todo o pessoal nas ruas de Teresópolis, além de apoiar as outras forças de segurança com a guarnição de cães farejadores K9.

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE