Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Confira quais serviços funcionam no feriadão de carnaval

Bancos, agências do INSS e Correios ficarão fechados

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O ponto facultativo de segunda-feira (20), o feriado de Carnaval (21) e a Quarta-Feira de Cinzas (22) vão alterar o funcionamento de alguns serviços, em todo o país. Confira o que vai fechar e o que vai abrir no feriado de fevereiro.

Bancos

Os bancos não vão ter expediente durante o feriado de carnaval, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As agências bancárias fecham na segunda (20) e terça-feiras (21). Na Quarta-Feira de Cinzas (22), iniciam o trabalho às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário habitual fechamento, em cada cidade.

Os boletos com vencimento em 20 e 21 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo de juros e multa, na Quarta-Feira de Cinzas.

As transferências de valores via PIX funcionarão normalmente, 24h por dia.

A Febraban orienta os clientes a usarem, preferencialmente, os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para fazer de transferências e pagamentos de contas nos dias de folia, quando não haverá expediente bancário nas agências.

INSS

A agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também estarão fechadas no feriado de carnaval. E as unidades de atendimento voltam a funcionar a partir das 14 horas, com serviços agendados para atendimento presencial. Caso o cidadão precise de mais informações sobre Previdência Social, a Central telefônica 135 do INSS estará disponível de sábado a terça-feira, até 18h, com atendimento humano. E 24 horas por dia, todos os dias do feriado, com atendimento eletrônico. O INSS não atende pelo WhatsApp.

Vale lembrar que os serviços também estão acessíveis no site Meu INSS e aplicativo com mesmo nome, disponível para ser baixado gratuitamente nos sistemas Android e IOS.

Correios

No sábado (18), os Correios vão fazer entregas de cartas e encomendas. E as agências que habitualmente abrem aos sábados vão atender o público. Para as unidades de atendimento localizadas em shoppings, aeroportos e centros comerciais, os Correios informam que o funcionamento vai ter horário especial até 14h30, neste dia.

Na segunda e terça-feiras de carnaval, os serviços estarão suspensos. O atendimento e as entregas serão retomados na Quarta-feira de Cinzas, com a abertura das agências programada para meio-dia.

O atendimento automatizado da Central de Atendimento dos Correios será mantido nos dias de festa, pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. Para outras informações acesse o site.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores do Brasil, B3, fecha na segunda e na terça-feiras. E volta a funcionar para o mercado financeiro apenas na quarta, a partir das 13h.

Hemocentros

Na capital federal, a Fundação Hemocentro de Brasília vai funcionar em alguns dias. O horário de atendimento no sábado será normal, das 7h15 às 18h. No domingo e na terça-feira de feriado será fechado ao público. E na segunda (20), as coletas de sangue serão entre 7h15 e 12h. Para quem pretende doar sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea, o agendamento continua obrigatório e pode ser feito pelo site.

Na capital paulista, os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo vão trabalhar em horários diferenciados para atender os doadores durante o carnaval. O sistema de agendamento online da Pró-Sangue oferece opções de locais e horários.

No Rio de Janeiro, o HemoRio vai funcionar normalmente todos os dias, das 7h às 18h. Para doar, basta levar um documento oficial com foto. Para outras informações, como critérios para doação de sangue, acesse o site ou ligue para o Disque Sangue 0800 2820708.

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador do Hemoba lançou uma campanha de incentivo à doação de sangue, em fevereiro, quando tradicionalmente aumenta a demanda. Nesta sexta-feira (17), segunda e terça-feiras de carnaval, a sede recebe os doadores das 7h30 às 17h. No sábado, o hemocentro baiano abrirá das 7h30 às 13h e fecha no domingo. Para saber o itinerário do serviço móvel do hemocentro, o Hemóvel, para coletas externas, em Salvador, além de horários de funcionamento dos postos em outros municípios baianos, clique no site.

Os foliões do Recife também vão podem doar sangue. O horário para doação no Hemope de segunda a sábado, inclusive feriados é das 7h15 às 18h30. No dia 21, está prevista a visita de super-heróis solidários, para incentivar a doação. O Disque Doação é 0800-081-1535.

Em Porto Alegre, o Hemocentro não abrirá na segunda e terça-feiras de carnaval. O retorno será na Quarta-feira de Cinza (22), às 13h.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), vai fazer coletas normalmente, das 7h às 18h, no sábado e segunda-feira de carnaval. Na terça-feira, fecha ao público e reabre na Quarta-Feira de Cinzas (22), das 13h às 18h.

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE