As jogadoras que fazem parte da lista da primeira convocação do técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, Arthur Elias, já iniciaram a fase de treinos na Granja Comary, em Teresópolis. Dos 30 nomes convocados, 24 jogadoras se apresentaram na segunda-feira (18) ao treinador e sua comissão técnica e passaram por avaliações físicas e médicas durante o dia. As seis atletas restantes chegaram ao longo desta terça-feira (19). O período de treinos na Granja Comary vai até 26 de setembro. Em uma mistura de jogadoras que fizeram história, como Marta e Cristiane, e estreantes como as atacantes Amanda, do Palmeiras, Eudimilla, da Ferroviária e Jheniffer, do Corinthians, além da lateral Kati, também do Corinthians, Arthur Elias promove o encontro de atletas que conquistaram os fãs de futebol feminino com a Amarelinha, em Copas do Mundo, Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos, e aquelas que chegam com a determinação de apresentar o melhor desempenho durante os treinos.
A aproximação entre atletas de diferentes gerações é um dos propósitos do técnico, que ressaltou a importância da integração não só das jogadoras que compõem a equipe principal, mas também da comissão técnica das diferentes categorias da seleção feminina. Para Arthur Elias, essa troca é importante para fortalecer todos os grupos (tanto a base como o profissional). À noite, houve a primeira reunião entre as atletas e a nova comissão técnica. Durante a reunião, foram transmitidas as diretrizes e objetivos para a preparação da equipe nos próximos dias. Arthur Elias comandou seu primeiro treino com a Seleção Brasileira Feminina na terça-feira (19).
Técnico campeão
Individualmente, Arthur Elias foi o melhor treinador do Brasileiro nos últimos três anos (2021, 2022 e 2023) e em 2018. Melhor técnico do Paulista em 2018 e 2021, e venceu o prêmio Bola de Prata nos anos de 2022 e 2023. Agora, o treinador chega à Seleção Brasileira para conquistar de vez os torcedores. Tendo mais uma vez os números ao seu favor, Arthur sabe como incentivar o time quando o assunto é mata-mata.
Nos últimos quatro anos, comandou o Corinthians em 66 jogos no estilo “eliminatórias”, vencendo 55 vezes, empatando oito e perdendo apenas três vezes. Com esses resultados, tem o aproveitamento de 87,4%. Vale lembrar que competições como Copa América, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo têm etapas que seguem o modelo mata-mata, então Arthur já chega em seu novo desafio com alguns trunfos. “Esses oito anos de Corinthians com certeza me ajudaram muito a ser um profissional melhor, a ter experiências internacionais na América do Sul em relação a Libertadores da América. Além de toda a bagagem de enfrentamento no sistema mata-mata”, disse o treinador em entrevista à CBF TV.
Garotada também subiu a serra
Além da principal feminina, está concentrada em Teresópolis a garotada da Seleção Brasileira Sub-15. Os 23 convocados se apresentaram nessa segunda-feira (18) e passaram por avaliações físicas e médicas, antes do começo das atividades no campo. Em preparação para o Sul-Americano Sub-15, em novembro, a Canarinho ficará na Região Serrana até o dia 27 e fará dois amistosos com o Equador, nos dias 25 e 27. Campeã da última edição do Sul-Americano em 2019, a equipe de Dudu Patetuci conta com sete atletas que vão representar a Amarelinha pela primeira vez: o zagueiro Carlos Daniel (Fluminense), o lateral Heitor (Flamengo), os meio-campistas Caio Henriques (Fluminense) e Kayque (Cruzeiro) e os atacantes Davi Waisman (Flamengo), Pedro Augusto (Vasco) e Wesley Natã (Fluminense).