Endrick, Gabriel Pec, John Kennedy e outros nomes da nova geração do futebol brasileiro que compõem a nossa Seleção Pré-Olímpica, se despedem de Teresópolis nesta terça-feira, 16. A equipe comandada pelo técnico Ramon Menezes chegou à Granja Comary no dia 8 e realizou intenso treinamento no município. No último domingo, a garotada venceu o Boavista por 2 a 1, no jogo-treino realizado na cidade. Esse foi o último teste do time antes da estreia no Torneio na Venezuela, no dia 23, contra a Bolívia. O volante Bruno Gomes fez o gol decisivo do jogo.
O técnico Ramon Menezes testou dois times diferentes em cada tempo da partida. No primeiro tempo foram a campo: Mycael; Khellven, Arthur Chaves, Michel e Kaiki Bruno; Bruno Gomes e Andrey Santos; Maurício, Marquinhos, John Kennedy e Endrick. A primeira etapa terminou empatada sem gols. Para o segundo tempo, o treinador trocou quase todos os atletas, menos o zagueiro Arthur Chaves. Entraram: Kaique, Marlon Gomes, Luan Patrick e Rikelme; Ronald, Alexsander e Gabriel Pirani; Guilherme Biro, Gabriel Pec e Giovane. O Boavista também mudou toda a equipe.
Os três gols saíram na etapa final. O Boavista saiu na frente com o zagueiro Wellington, de cabeça. O meio-campista Marlon Gomes, empatou a partida para a Seleção. A virada veio num belo chute de Bruno Gomes, de fora da área.
Marlon Gomes falou sobre o gol na partida e comentou sobre a preparação do Brasil. “O grupo todo está de parabéns. Feliz pelo gol, pela partida. Essa semana foi bem importante para todos nós. Conseguimos desempenhar bem, fazer um belo amistoso. Agora é focar na viagem, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Fico feliz de poder estar aqui. Mais uma oportunidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira e poder contribuir de alguma forma.”, analisou, Marlon
O autor do segundo gol da equipe brasileira no jogo, Bruno Gomes, também fez sua análise da partida e do período de preparação. “Estou feliz demais, foi um jogo difícil, graças a Deus eu consegui acertar aquele chute ali que deu um alívio para a gente e conseguimos sair com a vitória. A gente está se conhecendo ainda. Tivemos uma semana só de tempo juntos aqui. Mas fizemos um bom primeiro tempo, acho que o segundo tempo foi um pouco melhor, mas acho que geralmente é isso, o começo do jogo é um pouco mais físico, está todo mundo um pouco nervoso ainda”, avaliou.
Ronald relembra título do Pan-Americano
Na equipe do técnico Ramon Menezes, Ronald é o segundo atleta com mais jogos oficiais, com as Seleções Sub-20 e Sub-23. O atleta do Grêmio é um dos nomes que exercem papel de confiança do treinador. Em preparação com a Seleção Pré-Olímpica na Granja Comary, o jogador falou sobre a relação com o técnico. “Eu e o Ramon, a gente tem uma conexão muito boa. Desde a primeira convocação, a gente tem umas ideias muito parecidas no que diz respeito a caráter, futebol. Ele confia em mim, eu confio nele. E do jeito que eu estiver ajudando a Seleção Brasileira, é o que importa. Entrando no decorrer do jogo ou começando a partida, eu só quero estar ajudando”, ressaltou o zagueiro
Ronald participou das três competições da Seleção Brasileira em 2023: foi campeão do Sul-Americano Sub-20 disputando todos os jogos; o Mundial Sub-20 e nos Jogos Pan-Americanos (sub-23) ele foi o capitão e autor do gol do Brasil na final contra o Chile. “Foi um momento Incrível na minha vida, fazer um gol no Pan-Americano, onde o nosso time estava perdendo e a gente conseguiu ir para os pênaltis e ganhar. É um momento inesquecível que vai ficar marcado. Com certeza foi um dos momentos mais felizes da minha carreira”, relembrou Ronald que também convocou o torcedor brasileiro a apoiar a Seleção Pré-Olímpica no torneio. “A gente convoca todo o torcedor brasileiro para nos apoiar, para torcer pela gente. Esse campeonato tão difícil e muito importante para o Brasil também. Então, espero que todos estejam com pensamentos positivos, todos estejam torcendo que vai dar tudo certo” acrescentou.
Pré-Olímpico
O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico, junto da Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. A estreia da Seleção será no dia 23, contra a Bolívia. O segundo jogo é contra a Colômbia, no dia 26, contra o Equador no dia 29 e a Venezuela no dia 1 de fevereiro.