Explorando oportunidades de negócios e desvendando o potencial do lúpulo para produtores, empresários e o turismo, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, e o Sebrae Rio, com o apoio do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, promoveram nesta terça (29), o seminário gratuito ‘Lúpulo: Empreendedorismo e Inovação no Campo’.
O encontro aconteceu no Campus Quinta do Paraíso do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), reunindo produtores, estudantes, empresários e todo o trade do agronegócio, sendo considerado uma ótima oportunidade de compartilhar, debater experiências e desafios comerciais na produção e comercialização da planta.
Representando o Prefeito Vinícius Claussen, a secretária municipal de Turismo, Elizabeth Mazzi, abriu o evento com a palestra magna ‘A Conquista da Capital do Lúpulo.’
“Teresópolis conquistou o título de Capital Nacional do Lúpulo no ano passado, uma ideia defendida pelo Prefeito Vinicius Claussen que resultou no projeto de lei do Deputado Federal Sóstenes Cavalcante e sacramentada pelo Senador Carlos Portinho. Esse título é muito importante para a valorização da nossa agricultura e reconhece nosso protagonismo nesse movimento, não só pelo cultivo que já é feito no interior, mas por sediarmos o único viveiro do país autorizado pelo Ministério da Agricultura a produzir e comercializar mudas de lúpulo. O título contribui e fortalece ainda mais o turismo e a economia do nosso município e, melhor de tudo, gera mais oportunidades e renda para nossos agricultores”, destacou Elizabeth Mazzi.
Programação
O seminário teve a participação de representantes de diversas instituições e empresas, como Teresa Yoshiko, do Viveiro Ninkasi, Mara Godoy, do Sebrae/RJ, Rodrigo Baierle, da Lúpulos 1090, Rosana Nani, da EcoTech, Alexandre Jacinto, da Emater/NF, Leonardo Lopes, da Embrapa, Felipe Ferreira da EPAGRI, Wanderson Mizael, da AGRIVALLE, e Ana Pampillon, membro da Rota Cervejeira – RJ. Eles palestraram sobre temáticas como o agroturismo, tendo o lúpulo como vetor, passando pela produção, inovação na indústria cervejeira, empreendedorismo e negócios, turismo e rotas do lúpulo. Além disso, foi apresentado um case de sucesso do Grupo Petrópolis.
Nesta quarta-feira, 30, serão realizadas visitas técnicas ao Centro Cervejeiro da Serra, do Grupo Petrópolis, e ao Viveiro Ninkasi.